O GP do Canadá, sétima prova do mundial de F1, teve um desfecho que provocou muitas polêmicas. Na pista, após ter feito no sábado a pole, Vettel dominou seus adversários, a começar por Hamilton e cruzou a linha de chagada em primeiro lugar. Contudo, um erro na volta 48, na curva 4, quando saiu de pista e, na volta, acabou sem querer obstaculando Hamilton, lhe custou um penalização de 5 segundos. Com isto, Hamilton foi declarado vencedor, marcando assim o sétimo triunfo da Mercedes nesta temporada e sinalizando que é, desde já, o grande favorito para conquistar mais um título mundial.
A penalização provocou muitas polêmicas, a ponto de Vettel não parar sua Ferrari no espaço reservado aos três primeiros e se recusar a ir ao pódio, sendo depois convencido, a muito custo, a subir ao pódio pelo pessoal da Ferrari que assim evitou uma severa punição a seu piloto. Mas esta obra de convencimento não representou uma aceitação, por parte do pessoal da Ferrari, do veredicto dos 3 comissários de corrida. A ponto do responsável pela Ferrari, Mattia Binotto, afirmar, alto e bom som, que “Vettel foi o vencedor moral deste GP”.
Do ponto de vista estritamente técnico esta corrida mostrou uma Ferrari no mesmo nível da Mercedes. Veremos então agora, já no próximo GP, o da França, em programa para domingo 23 no circuito de Paul Ricard, se este equilíbrio se deveu ás particulares características do circuito de Montreal ou representa uma concreta realidade.
F1 : Vettel vence mas não leva !
Anterior