Quando se fala em BMW, a Série 7 representa o máximo que a montadora alemã oferece a seus clientes, culminando num ótimo motor V12 a gasolina e um acabamento impecável. Agora, se à frente daquele número 7 colocarmos um X (de XDrive), teremos em mãos o máximo que a firma oferece para quem gosta de off-road, a BMW X7. Ela não aceita a definição genérica de SUV, mas prefere SAV (Sport Activity Vehicle) para este carro que representa sua proposta mais apaixonante para quem não tem problemas com o próprio orçamento e busca apenas e tão somente o melhor.
Mais de 5 metros de comprimento, rodas imponentes de 20 ou 21 polegadas e 7 lugares verdadeiros em que até os da última fila tem encostos para os braços, alojamento para garrafinhas e tomada USB.
Aliás o interior é amplamente modulável em função dos assentos acionados eletricamente que, pressionando uma tecla, abaixam seus encostos fazendo com que o espaço disponível passe do mínimo de 326 litros para nada menos que 2.120 ao conservar apenas os dois lugares da frente.
Aliás, quem desejar incrementar ainda mais o conforto, pode escolher a configuração “lounge” que apresenta uma segunda fila com apenas duas amplas poltronas.
Trata-se de um carro, produzido na fábrica norte-americana de Spartanburg, pensado e destinado sobretudo aos mercados dos Estados Unidos e da China, mas que logicamente será vendido também nos demais, a começar pelo norte da Europa, onde seu concorrente mais evidente será o Volvo.
Sua motorização começa com um diesel de 265 cv (Xdrive 30d), passa pelo gasolina de 340 cv (40i) e tem seu tope na versão esportiva M50d, com um motor 6 cilindros de 400 cv.
Rodando com este X7 verifica-se a extrema comodidade de todos os bancos (até na terceira fileira pessoas com mais de 1,80 de altura ficam bem confortáveis) num ambiente em que tanto os materiais utilizados como seu acabamento são de primeiríssima qualidade. A direção é suave e as suspensões ativas absorvem muito bem as irregularidades do piso, item este último de extrema importância em São Paulo. Aliás cabe lembrar que a altura das suspensões é modificável, através do acionamento de uma tecla, em até 8 centímetros. Coisa que auxilia bastante nas operações de carga e descarga do porta-malas.
Para quem vai usar bastante o X7 em fora-de-estrada existe um interessante opcional, denominado “Offroad” que prevê 4 modalidades de solo : areia, pedregulho, rochas e neve.
Outros interessantes detalhes são a direção autônoma de nível 2, acionada por sensores e câmaras TV que mede a distância até o veículo que vai à frente e a mantém, até chegar a parar e depois partir novamente, em caso de necessidade. E a câmara de TV interna, dirigida para o motorista que monitora a posição da cabeça e a abertura dos olhos, atuando, em caso de irregularidade, um procedimento de emergência que chega a parar o veículo.
Dados do fabricante:
Velocidade máxima: 250 km/h limitada eletronicamente
0-100: em 5,4 segundos
Consumo médio: 8,8 km/l (misto-estrada e cidade)