Não é uma lista ruim, mas poderia ser ainda mais forte.
Antes de sair a lista oficial dos convocados à Copa América, fiz o meu ‘palpitão’ tentando seguir a mesma de raciocínio de Tite. Cometi apenas um erro: convoquei Fabinho no lugar de Fernandinho. Acho que todo mundo cometeria esse mesmo equívoco, e por isso encaro sua convocação como a única novidade da lista dos que defenderão a Seleção no torneio continental.
Para mim, ficou evidente que o chamado por Fernandinho trata-se de um resgate da moral do atleta na Seleção Brasileira. Ele tem 34 anos e dificilmente estará presente na Copa de 2022. Ademais, ele não veste as cores da CBF desde a eliminação do Mundial da Rússia – é bem verdade que foi convocado em março, mas se machucou e foi cortado. Fabinho fez uma temporada excepcional pelo Liverpool. Não vi motivos para ficar de fora.
Além disso, questiona-se as ausências de Lucas Moura e Vinícius Júnior. Com respeito ao atacante do Tottenham, eu não o convocaria. Fez uma boa temporada, foi incrível na semifinal contra o Ajax, mas não está a frente de Neres. Não foi incluído entre os 23, justamente, por concorrência. Já quanto ao atleta do Real Madrid, ele não foi testado. Quando foi convocado, devido ao excelente momento no clube espanhol, se lesionou e foi cortado.
Dito tudo isso, o que mais me chama atenção é o discurso de Tite sobre o processo de renovação da Seleção Brasileira. Perguntado na entrevista coletiva se, na Copa América, prevaleceria o resultado ou desempenho, disse que o que mais importa é o rendimento do grupo, justamente porque pensa no elenco ideal para 2022.
O que me parece: o que importa é, de fato, o resultado. O momento de Tite não é dos mais tranquilos. Existe uma cobrança e uma pressão forte, por estar disputando um torneio importante em casa. E mais: soa incoerente dizer que essa lista faz parte do projeto 2022.
A renovação da Seleção é parcial, e está mais presente no ataque.
A média de idade de todo o grupo é de 27 anos (uma idade um tanto avançada). Somente entre defensores, a média de idade já é de 30 anos.
Dos que disputaram a Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, 14 estão na lista da Copa América (mais da metade do grupo).
A renovação até acontece, mas ela será efetivada somente depois da Copa América. Objetivo, por ora, é ser campeão continental.