A quinta etapa do mundial de MotoGP não apresentou surpresas quanto ao resultado final : o vencedor é sempre Marquez. A única exceção foi quando caiu e não marcou pontos, ficando em quarto lugar no início do campeonato. Mas como cair para Marquez representa um caso bem raro, logo o espanhol restabeleceu a hierarquia e hoje tem 8 pontos de vantagem sobre Dovizioso que continua sendo seu mais direto adversário e candidato, como o próprio Marquez rindo me falou, a mais um vice-campeonato…
Este GP, disputado no famoso circuito de Le Mans, teve um inicio muito interessante, com Marquez logo assumindo a ponta mas na 5.a volta sendo superado pelo australiano Miller com sua Ducati não oficial após uma luta acirradissima e emocionante. Mas isso durou apenas mais duas voltas, pois na 7.a Marquez retomou a liderança e foi aumentando progressivamente sua vantagem, não deixando qualquer dúvida sobre quem seria o vencedor.
A corrida, contudo, não deixou de apresentar lances dos mais interessantes, com a disputa entre os dois pilotos oficiais da Ducati, Dovizioso e Petrucci, se prolongando até a bandeirada final onde a diferença entre ambos foi de apenas 158 milésimos de segundo. E isto deixa prever um belo espetáculo para o próximo GP, que será realizado no circuito italiano de Mugello daqui ha 15 dias. Mas não ha dúvida alguma que, ao final do mundial, Marc Marquez será novamente campeão, como convém a um piloto que demonstrou à saciedade ser o melhor de todos os que disputam o campeonato..
Quanto às motos, fica claro que a Ducati, sobretudo em pistas onde pode aproveitar toda a potência de seu motor, é a melhor, tanto que em Le Mans ocupou 2º, 3º e 4º lugares pois a Honda só vence graças à classe de seu piloto principal, todos os demais, a começar pelo companheiro de Marquez, o também espanhol Lorenzo, ficando bem atrás.