As duas grandes competições europeias de clubes serão disputadas apenas por times ingleses. Na Champions se defrontarão Liverpool e Tottenham, enquanto na Europa League estarão frente à frente, num tradicional clássico derby londrino, Arsenal e Chelsea.
Isto aconteceu pela primeira vez na história, embora possa-se lembrar que, em 1990, quando além dessas duas competições, então denominadas Copa dos Campeões e Copa Uefa, existia também a Copa dos Vencedores de Copas, quatro equipes italianas chegaram às respectivas finais, vencendo os três troféus. No formato atual, contudo, é a primeira vez que quatro equipes do mesmo país, sendo três da mesma cidade, chegam às duas finais.
A final da Champions será disputada em Madrid a 1º de junho enquanto a da Europa League terá lugar em Baku, no longínquo Azerbaijão. Em minha opinião pessoal é uma uma pena que este último jogo não seja disputado em Wembley, que teria sido um palco muito mais adequado Mas como os locais das finais são decididos com larga antecedência, não há o que fazer…
Este desfecho das duas competições europeias não permite, porém, afirmar que o futebol inglês é o melhor da Europa, já que essas equipes, como tantas outras, tem vários estrangeiros em seus elencos. Não foi por acaso, aliás, que os 3 gols que permitiram ao Tottenham chegar à final foram marcados pelo brasileiro Lucas Moura…
Para os amantes da música, podemos lembrar que, 51 anos depois dos Beatles apresentarem seu “White Album”, um outro quarteto foi autor deste feito, agora no campo futebolístico : os técnicos Klopp, Pochettino, Sarri e Emery.
Londres, capital do futebol !
Anterior