Quinto GP da temporada, agora no circuito espanhol de Barcelona, e quinta dobradinha seguida da Mercedes que parece disputar um campeonato a parte, reservado apenas a Hamilton, novo líder do mundial, e a seu companheiro Bottas, vice-líder. Para os demais, fica um campeonato paralelo, em que Red Bull e Ferrari disputam arduamente as primeiras posições.
O pódio deste domingo mostrou Verstappen, com sua Red Bull, ocupando a terceira posição e se mostrando como um dos protagonistas desta disputa, à frente de Vettel e Leclerc, ambos com Ferrari que, embora apresentasse um interessante “pacote” de novidades tecnológicas, não conseguiu os progressos esperados e ficou até mesmo fora do pódio.
A corrida, como tem acontecido com frequência, se decidiu na largada, quando Hamilton, que estava em segundo pois no sábado Bottas fizera a pole, com uma incrível vantagem de 6 décimos de segundo, conseguiu pular à frente e daí para a frente foi aumentando progressivamente sua vantagem. A entrada da safety-car, na fase final, anulou essa vantagem e obrigou Hamilton a recomeçar tudo de novo, mas o inglês o conseguiu sem muitos problemas obtendo assim sua terceira vitória seguida neste circuito de Barcelona.
Por ora, não se pode esperar outra coisa a não ser a continuidade do domínio da Mercedes, estabelecendo novos recordes a cada etapa. Até quando isto vai continuar, ninguém sabe…