Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
CitroenIndustria Automobilistica

Citroën C3 Urban Trail tem aventura só no nome

por Claudio Carsughi 31/05/2019
por Claudio Carsughi 31/05/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


Fotos externas e texto:Vagner Aquino
Fotos internas: Divulgação

Seus principais méritos são a lista de itens de série, que inclui ar-condicionado automático digital, direção elétrica e central de entretenimento com tela de 7″ e (pasme!) o consumo de combustível. O modelo em questão é o Citroën C3 Urban Trail. Com quase um ano de existência, a configuração não tem suspensão elevada, pneus especiais ou algo que o valha. É só estética. A mais que a versão convencional carrega apenas teto e colunas pintados em tom negro, para-lamas com molduras, rodas de alumínio com 16″ e design exclusivo e airbumps (proteção emborrachada que vai nas portas laterais).

Desde 2003 no mercado – e com poucas mudanças estéticas – o C3 agrada bastante ao volante. Aliás, por falar em volante, o mesmo não é multifuncional. Para mexer em comandos como o do áudio, por exemplo, deve-se recorrer ao ultrapassado (e não muito funcional) comando satélite.

A tela central também não é muito intuitiva e carrega um delay perceptível, principalmente, em comandos como trocas de faixa. E não tem GPS! Para tal ação, é necessário fazer espelhamento via Apple Car Play ou Android Auto.

O motor é o 1.6 Vti 120 Flex Start com 118 cv de potência máxima. O torque é de 16,1 mkgf a tardios 4.750 rotações. Não é tão esperto em retomadas e acelerações, mas está longe de ser um carro chocho.

ECONOMIA

Durante a avaliação, nosso registro foi de 12,3 km/l na cidade, com gasolina no tanque. E foi a maior surpresa desta avaliação. Depois de tantas melhorias em motorização e câmbio (este, por exemplo, tinha apenas quatro marchas há pouco tempo, hoje, tem seis), o modelo avaliado conquista nota B no Inmetro Conpet.

Na prática, se você roda média de 50 quilômetros por dia, gastará pouco mais de quatro litros diários. Ao final de 30 dias, a média será de 120 litros mensais. Ou seja, considerando o preço médio de R$ 2,40 do etanol (em São Paulo), são quase R$ 290 mensais de combustível. Nada ruim para os dias de hoje.

O C3 é até confortável. Tem ótimo acabamento, bom isolamento acústico, suspensão na medida certa e boa ergonomia. Mas é um pouco apertado. Principalmente na parte de trás. Três ocupantes fica difícil, ali. E, no porta-malas, a mesma limitação – não é dos maiores.

Em resumo, é um carro funcional, com boa altura em relação ao solo (permitindo, assim, fugir das armadilhas dos inúmeros buracos das ruas brasileiras) e que atende jovens solteiros – ou até uma pequena família. Entretanto, o uso é recomendável na cidade, porque de ‘Trail’, só mesmo o adesivo na lataria. Por ele, a Citroën não cobra menos de R$ 65.990.

airbumpandroid autoApple playC3 TrailCitroenCitroen C3 UrbanGPSInmetro Conpetios
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
MotoGP : Itália, última chamada ?
Próximo
Como foi a última decisão da Champions entre ingleses

Você também pode gostar...

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados

Nissan Kicks, totalmente renovado, estreia novo motor e câmbio

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto