O circuito de Austin, no Texas, parecia, até domingo, o reinado indiscutível do campeonissimo Marc Marquez que ainda deste feita tinha feito a pole position e assumira logo a liderança da corrida, Mas, talvez por excesso de confiança, na 9.a volta, quando já tinha nada menos que 3″8 de vantagem sobre Valentino Rossi, caiu e, na tentativa de voltar à prova caiu de novo e teve que abandonar.
Parecia então que o veterano Rossi voltaria a saborear o gosto de uma vitória mas nas voltas derradeira o espanhol Rins, com sua Suzuki, conseguiu supera-lo e depois resistir, sem cometer qualquer erro, à tentativa de Rossi de voltar à liderança. Foi esta a primeira vitória, em toda a carreira, de Rins e isto explica o entusiasmo com que a comemorou no pódio e depois… enquanto Rossi lamentava a perda de uma chance de vitória que dificilmente vai se apresentar novamente, de forma tão clara, neste mundial.
Quem também comemorou foi o italiano Andrea Dovizioso, que, num circuito tradicionalmente difícil para a Ducati, acabou conseguindo um merecido quarto lugar que lhe deu a momentânea liderança do mundial. Agora ele tem 3 pontos de vantagem sobre o veterano Rossi, 5 sobre Rins e 9 sobre Marquez e abre uma interessante expectativa para o próximo GP, o da Espanha, em Jerez de la Frontera, a 5 de maio.