Após a conquista do título do Paulista, o Corinthians conseguiu avançar na Copa do Brasil, superando a Chapecoense. Tais feitos me fizeram cair na seguinte reflexão: o Corinthians tem capacidade para ser competitivo em três competições simultâneas?
Se essa pergunta fosse feita há algumas semanas, soaria como um verdadeiro absurdo, de tão cômico. A equipe de Carille apresentava um futebol covarde, mas que por ventura conseguia seus bons resultados.
Mas não podemos negar o fato de que o Corinthians de Carille é um time absolutamente competitivo. O termo “competitividade” está diretamente associado ao elenco. Se você tem um grupo realmente bom, logo terá um time competitivo.
No caso do Corinthians, o alvinegro tem uma equipe principal muito bem definido, e algumas peças que atravessam uma crescente. Isso faz com que brigue pelos títulos dos torneios os quais disputa.
Cabe, portanto, a dúvida: será possível manter a mesma competitividade no Brasileiro, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana?
Existem uma série de fatores que são levados em consideração para uma análise dessas, dentre eles o calendário.
Na base da intuição e do achismo, hoje, acredito que sim.