Começou o Campeonato Brasileiro, e de um modo bem positivo: com muitos gols! Somente nesta rodada, foram 33 gols feitos nos 10 primeiros jogos do torneio. O número é impulsionado pelas calorosas vitórias do Palmeiras sobre o Fortaleza, por 4 a 0, do Bahia frente ao Corinthians, por 3 a 2, Athletico-PR em cima do Vasco (4 a 1), Ceará contra o CSA (4 a 0) e do Flamengo sobre o Cruzeiro (3 a 1).
Essa média de 3,3 gols por jogo é a segunda maior na história das rodadas iniciais dos pontos corridos, igualando a média de 2017. Fica atrás apenas do ano de 2007, quando tivemos um total de 39 gols em 10 partidas, resultando uma média de 3,9 gols/jogo. Naquele ano, a primeira rodada ficou marcada por placares elásticos como Figueirense 3×6 Athletico, Flamengo 2×4 Palmeiras, Internacional 2×3 Botafogo e Sport 4×1 Santos.
Além disso, vale lembrar que, no ano passado, o Campeonato Brasileiro teve a menor média de gols da era dos pontos corridos: 2,18 por partida, considerando as 38 rodadas. A maior nesse aspecto é de 2005, com 3,13.
O Brasileiro é um campeonato longo e sonolento, que ganha mais emoção nas rodadas finais — isso e pudermos contar com um bom equilíbrio entre as equipes que brigam pelo título e as que lutam para sobreviver na elite.
Se seguirmos nessa média de 3,3, há motivos para nos contentarmos.