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HyundaiIndustria Automobilistica

Confira a avaliação do Hyundai Creta Sport

por Claudio Carsughi 13/03/2019
por Claudio Carsughi 13/03/2019
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por Vagner Aquino

Fotos: Divulgação

Com as grandes fusões, é comum entrar num carro e ter a sensação de estar dirigindo outro. Isso é culpa do compartilhamento de plataformas e componentes, que servem, entre outras coisas, para baratear os custos de produção. Sendo assim, é comum, por exemplo, entrar em um determinado veículo e acelerar o motor de outro. Ou, mexer no volante e, este, ser o mesmo utilizado num modelo de marca diferente.

O Hyundai que você confere aqui é um destes casos. Mas, mesmo dividindo alguns componentes com alguns irmãos (a plataforma, por exemplo, é do Elantra), o SUV garante aquele toque de exclusividade em diversos pontos. A começar pela exclusiva configuração Sport, a qual destrincharemos ao longo desta matéria.

Como o tom negro está na moda, inclusive para carros de produção em série, a Hyundai aproveitou para abusar do tom em pontos específicos da carroceria desta configuração do Creta. Tem no contorno da grade dianteira, nos faróis (que têm luzes de LED), nos retrovisores, rack de teto, para-choques e, por fim, no exclusivo aerofólio traseiro. Aliás, este último deu um toque especial à traseira do veículo e, até, poderia ser oferecido como item de série. Deu mais robustez e graça ao conjunto.

O SUV compacto – que é equipado com as (belas) rodas de 17″ e desenho único – tem no espaço um de seus pontos altos. Seus assentos são confortáveis e a sensação de amplitude é digna de elogios. Aliás, o “porta-malão” com 431 litros de capacidade, agrada bastante. A tampa até merecia fechamento elétrico, mas ainda é demais pedir que tal equipamento esteja na lista de um modelo nesta faixa de preço.


Falando nisso, o Creta Sport não sai por menos de R$ 98.990. É (bem) salgado, mas, para quem não tem o montante, pode também optar pelas configurações mais baratas – parte de R$ 78.990, com motor 1.6.

AO VOLANTE

Já no primeiro contato para início do test-drive de uma semana, não foram necessários mais que 30 segundos para encontrar a melhor posição de dirigir. O reflexo natural é o conforto. Os pedais são leves e bem espaçados. E a direção (elétrica) tem peso na medida certa. As primeiras impressões são boas. O porém fica por conta do consumo.

O motor 2 litros Dual CVVT bicombustível tem 166 cv e 20,5 kgfm de torque (a altos 4.700 giros!), mas devido ao trabalho em alto giro, acaba deixando o Creta beberrão. A média mal passou dos 7 km/l no período de avaliação – a maior parte do tempo, em ambiente urbano. E a culpa disso é, em partes, do câmbio automático de seis velocidades, que nem sempre conversa tão bem com o propulsor.

O trabalho das suspensões não deixa a desejar. A rigidez é na medida certa e a carroceria não apresenta alta rolagem, mesmo em se tratando de um SUV, que é mais alto em relação aos modelos convencionais.

EQUIPAMENTOS

De série, há bancos de couro, acabamento interno (inclusive o teto) em preto, central multimídia blueMedia® com tela de 7 polegadas sensível ao toque, que reúne conexões USB, auxiliar e bluetooth, câmera de ré e TV digital. Mas, aqui, não há navegação GPS, para isso, se faz necessária a conectividade com smartphone – via Google Android Auto ou Apple CarPlay.

No mais, o Creta Sport tem volante multifuncional revestido em couro, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição de força), travamento automático das portas e do porta-malas a partir de 20 km/h, fixação ISOFIX® e lanternas indicadoras de direção nos retrovisores. Para a segurança, cintos de segurança traseiros de três pontos para todos os ocupantes, e controle de estabilidade e de tração. Assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático digital, vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch (descida e subida) e antiesmagamento, computador de bordo e sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor são outros mimos presente na lista do utilitário.

O banco do motorista tem regulagem de altura e o sensor de estacionamento traseiro também é item de série, complementado pela câmera de ré. Resta saber se, após a inclusão de modelos mais bem equipados, como o recém-lançado Volkswagen T-Cross, o Creta continuará na liderança do segmento de SUVs neste ano, como fez em 2018.

Creta SportCVVTHyundai CretaSuv compacto
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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