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FiatIndustria Automobilistica

Testamos as aptidões do Fiat Cronos Precision, o sedã que custa R$ 68.590,00

por Claudio Carsughi 05/02/2019
por Claudio Carsughi 05/02/2019
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Modelo tem motor 1.8 de 139 cv atrelado ao câmbio manual de cinco marchas
 
por Vagner Aquino
 
Há um ano, a Volkswagen fez barulho para lançar o Virtus. Além de novidades mecânicas e tecnológicas, uma de suas características que mais chamou atenção foi o design, afinal, as opções da categoria de sedãs compactos deixam bastante a desejar neste quesito. De olho nisso, a Fiat tratou de lançar logo na sequência (em fevereiro), o Cronos. Mais barato, mais bonito e mais funcional que o modelo vendido pela VW, o derivado do Argo foi cedido para avaliação na configuração Precision, com motor 1.8 e câmbio manual de cinco marchas. Não sai por menos de R$ 68.590.
 
 
Disponível em seis diferentes versões de acabamento (o mais barato parte de R$ 57.990, com motor 1.3), o três-volumes vem, de série, com vidros, travas e retrovisores com comando elétrico, ar-condicionado, central multimídia com tela de 7” touch screen com Android Auto e Apple Car Play, bluetooth, entrada USB (duas para passageiros traseiros) e sistema de reconhecimento de voz, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica, controle de estabilidade e de tração, faróis de neblina, sistema de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, sistema Start&Stop (desliga o motor automaticamente em breves paradas), sistema de monitoramento de pressão dos pneus e volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade.
 
Pacotes opcionais oferecem desde câmera de ré (por R$ 670), a side bags, por R$ 2.647. O Kit Tech, que custa salgados R$ 4.118, oferece: ar-condicionado digital, sensores de chuva e crepuscular, keyless entry’n’go, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, quadro de instrumentos de alta resolução, TFT, com 7″ personalizável e retrovisor interno eletrocrômico.
 
Pelo Kit Stile, a Fiat não cobra menos de R$ 3.800. Nele, revestimento dos bancos com couro ecológico, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga-leve com 17 polegadas, cobertas por pneus 205/45. Aliás, qualquer tom que fuja do preto tradicional é cobrado à parte. A cor perolizada Vermelho Marsala, que você vê na foto, não sai por menos de R$ 2.100.
 
Ainda falando em funcionalidade, o Cronos – que, visivelmente herda os belos traços da picape Toro e do hatchback Argo – ostenta em espaço de sobra no porta-malas. São 525 litros de capacidade. Por dentro, os cinco ocupantes viajam tranquilamente, mérito do entre-eixos de 2,52 metros. 
 
 
 
 
Por dentro
 
No habitáculo, o acabamento também é digno de elogios. Deixa para trás as rebarbas e peças mal encaixadas vistas em modelos Fiat de outros tempos. Já o isolamento acústico não chega a ser um primor, principalmente quando em altas rotações, onde o barulho do motor acaba invadindo a cabine.
 
 
No momento da direção, o Cronos avaliado tem boa pegada. O motor 1.8 Flex dá conta do recado, mérito para os 19,3 kgfm de torque, que deixam o carro bastante esperto, principalmente, em ambiente urbano. 
Sobre o câmbio, manual de cinco marchas, poderia ser mais bem escalonado (é um pouco solto, com relações longas). Cabe salientar que a potência é de 135 cv/139 cv, respectivamente, com gasolina e etanol no tanque – este, com 48 litros. Na cidade, o modelo fez média de 9,3 km/l na semana de avaliação.
 
Ficha técnica
 
Fiat Cronos Precision 1.8
Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.747 cm³
Potência: 135 cv (gasolina)/ 139 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo: 18,8 kgfm (gasolina)/ 19,3 kgfm (etanol) a 3.750 rpm
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora
Suspensão traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes
Rodas: 16 polegadas em liga-leve
Pneus: 195/55 R16
Peso em ordem de marcha: 1.248 kg
Comprimento: 4,36 metros
Largura: 1,73 metro
Altura: 1,51 metro
Distância entre-eixos: 2,52 metros
Porta-malas: 525 litros
Tanque de combustível: 48 litros
 

 

Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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