A desordem política do São Paulo é refletida em campo. Nas quatro linhas, instaura-se um grande caos, visto pelo aspecto tático. Nos aproximamos de março, e até agora não há um sistema de jogo definido e que funcione.
O esquema tático que o São Paulo usa atualmente conta com uma referência no ataque. A meu ver, não é o mais adequado para este time, pois jogadores como Pablo e Diego Souza não evoluem. Isso acontece porque a bola não chega ao ataque — se chega, é pelo alto.
Quem pode mudar esse cenário é Cuca. Em todo clube pelo qual passou atuou com uma referência no ataque, e obteve bons sucessos.
Ainda assim, sou contra esse esquema no São Paulo. Até porque não há um centroavante de ofício no elenco. Pablo e Diego Souza são meias-atacantes, e poderiam até jogar juntos; Helinho pode render mais como meia-aberto, ao invés de ponta, e assim o time ganha mais versatilidade.
Essa é a minha proposta: uma reformulação tática. Duvido muito que ela aconteça, até em razão da chegada de Cuca; mas, dessa forma, enxergo mais resultados positivos para o clube do Morumbi.