Por: Vagner Aquino
Previsto para 2021, modelo passa por avaliações de sistema elétrico, freio, direção e outros componentes.
A cidade de Arjeplog, na Suécia, está servindo de cenário para os testes do BMW iNEXT. Com estradas cobertas por neve, o local é estratégico para avaliações do sistema elétrico, da bateria de alta tensão e do sistema de arrefecimento do veículo, ou seja, na prática, os engenheiros analisam como o clima afeta o sistema de gerenciamento de energia eDrive, o armazenamento e recuperação de energia, e como a eletricidade é transferida ao motor elétrico.
O modelo (que chega ao mercado em 2021, pela planta de Dingolfing, na Alemanha) vem sendo testado em superfícies molhadas e escorregadias da pista de testes do BMW Group, onde é possível analisar ainda direção, suspensão e freios. O sistema de tração integral, também avaliado pela equipe, foi desenvolvido especialmente para o produto.
O iNEXT terá nível três de condução autônoma – onde é necessária a presença de condutor – e, como demais características, tem propulsão puramente elétrica, sistema de tração integral inteligente e tecnologia de suspensão específica. À época de seu lançamento (em dois anos), a BMW planeja iniciar testes com veículos autônomos de níveis quatro e cinco.