Hoje é o dia mais importante para o São Paulo nesta temporada. No Morumbi, precisa vencer o Talleres por pelo menos 2 a 0 para levar a disputa às penalidades e sonhar com o título da Libertadores.
O que falta ao São Paulo para conquistar a classificação na Libertadores não é vontade — até porque será empurrado por um estádio lotado —, mas inteligência tática. A gana de vencer deverá estar diretamente atrelada à lucidez. Penso que, se um time se deixa levar pelas emoções, ainda mais em um confronto crítico como este, a probabilidade de acontecer uma catástrofe é ainda maior.
Na semana passada o desespero são-paulino era refletido em bolas alçadas à área — típica jogada que se constrói quando não há criatividade. Nesse aspecto, o São Paulo já sofre, sem contar que é absolutamente dependente do futebol de Hernanes. Hoje, o meio-campista será mais importante do que nunca para o tricolor.
Será o dia ideal para: realizar triangulações, abusar de passes, subir a marcação, compactar o time, se fechar quando necessário, cirúrgico nos contragolpes… Todos esses termos difíceis e modernos, que se resumem aos fundamentos mais básicos que o esporte exige para vencer uma partida com autoridade.