Dois belos gols marcaram o empate (1-1) com que se encerrou o “Clasico”, o grande derby da Espanha e um dos mais importantes desafios do futebol mundial.
Cabe logo dizer que o resultado foi justo, pois se o Real Madrid foi melhor na etapa inicial, o Barcelona o superou na fase final. Assim logo os 6′ uma jogada em velocidade do novato brasileiro Vinicius Jr. pela ponta esquerda permitiu o cruzamento para Benzema que rolou para Lucas Vazquez abrir o escore em favor do Real Madrid. O gol abalou um pouco o Barcelona e até mesmo a torcida que lotava o Camp Nou, sentiu o peso disso, facilitando a tarefa dos vistantes, cujos contra-golpes eram sempre perigosos.
Na etapa final o Barcelona adiantou o time, começou a pressionar pela esquerda com Jordi Alba e logo chegou ao empate com um gol do brasileiro Malcom, ao pegar um rebote de chute de Suarez na trave.
A partir daí, se sucederam as oportunidades para ambos os lados, geralmente em jogadas mais trabalhadas pelo Barcelona e em contra-golpes pelo Real Madrid, cuja velocidade ofensiva se tornou ameaçadora quando o brasileiro Vinicius Jr. cedeu seu lugar a Bale. Mas o Barcelona sempre contou com a excepcional jornada defensiva de Busquets e tentou, com a entrada de Messi (até então no banco), abrir mais o jogo e chegar à vitória. O argentino, contudo, não conseguiu, ao contrário de outras vezes, fazer a diferença e o jogo terminou com o justo empate.
É interessante lembrar que este foi o primeiro de uma série de três jogos entre os dois grandes rivais, já que ainda teremos o jogo de volta em Madri, para saber que irá à final da Copa del Rey e o confronto pelo campeonato…as emoções ainda não acabaram.