Escort, Gol, Monza e Uno, alguns dos carros do momento numa época em que a reabertura das importações era algo recente.
Imagens: Divulgação
por Vagner Aquino
Rio de Janeiro. Início dos anos 1990. É neste contexto que se inicia ‘Verão 90’, a nova novela que a TV Globo passa a exibir a partir de hoje no horário das 19h. A história romântica e musical traz à tona a cultura efervescente da época, o ritmo, a moda, os principais fatos sociais e políticos e, evidentemente, os carros que circulavam pelas ruas à época. Ainda no início da reabertura das importações (proibidas a partir de 1976), a frota era dominada por modelos nacionais, onde as quatro grandes, vulgo Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen, predominavam no cenário.
O Volkswagen Fusca (que ficou fora de linha entre meados da década de 1980 e 1993) era figurinha carimbada nas ruas do Brasil naquela época. Tanto que a protagonista da trama ‘Manuzita’ (Isabelle Drummond) roda a bordo de um, na clássica cor ‘Azul Calcinha’.
Outro que fazia sucesso por aqui era o Escort XR3 Conversível. Vendido por mais de 2 milhões de Cruzeiros (moeda em vigor no início dos anos 1990), o modelo – lançado pela Ford em 1985 – já havia passado por reestilização e abrigava sob o capô o motor 1.8 AP – resultado da parceria entre Ford e Volkswagen, chamada de Autolatina. Na novela, o veículo nacional mais caro do Brasil é utilizado pelo personagem ‘Quinzinho’, um playboy interpretado pelo ator Caio Paduan.
Escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com direção artística de Jorge Fernando, a novela, que tem como foco a trajetória de três ex-astros mirins (sim, uma espécie de Balão Mágico), promete muitas tomadas externas, ou seja, o telespectador terá a oportunidade de ver vários modelos de veículos em cena. Certamente, o Volkswagen Gol será um deles, afinal, era o mais vendido naquela época. Em 1990, foi o carro mais emplacado do Brasil, seguido pelo Fiat Uno e Chevrolet Monza.
E quem lembra que o portfólio de modelos vendidos no país (chamados de carroças pelo então presidente Fernando Collor de Mello) era recheado por station wagons? Pois é! Numa época em que a categoria de SUVs era única e exclusivamente representada pela VW Kombi, as famosas ‘peruas’ faziam sucesso. Tanto que, também em 1990, Fiat Elba, Ford Belina e VW Parati figuravam no Top 20 de modelos mais vendidos.
Com visual de gosto duvidoso e alvo de reclamações em mecânica, o catálogo da Lada também esteve disponível aos brasileiros no começo dos anos 1990. A marca russa tinha na lista o sedã Laika, o utilitário Niva e o hatchback Samara. Mas os veículos, oriundos de projetos soviéticos da década de 1970, não duraram muito tempo por aqui.
No mais, rodavam pelas ruas os Chevrolet Caravan, Kadett e Opala, o VW Apollo (e o quase gêmeo Ford Verona), os modelos de marcas como Puma e Gurgel e, como não lembrar, o imponente Miura X8, fabricado entre 1987 e 1990. Equipado com motor 2.0 do VW Santana, o esportivo se destacava por características como faróis escamoteáveis e aerofólio traseiro. Aliás, naquele ano, o modelo também era visto na telinha como o carro da personagem ‘Maria do Carmo’, vivida por Regina Duarte na novela (então, exibida às 20h) Rainha da Sucata.