Encerrada a Florida Cup, cabe avaliar a relevância de um torneio como esse.
Antes de mais nada, é necessário ressaltar que torneios de pré-temporada sempre são importantes para os clubes na preparação para o ano. Eles contribuem para que as equipes retomem o ritmo forte, que uma partida oficial exige, após o período de férias, além de serem uma ótima oportunidade de efetuarem testes.
A Florida Cup reúne times de vários países, e sempre tem um carinho especial pelo futebol brasileiro. Nesta edição, o torneio norte-americano teve o formato de quadrangular, mais enxuto comparado aos anos anteriores.
Os prêmios de torneios de pré-temporada são sempre simbólicos, mas que servem de motivação para os participantes. Além disso, a visibilidade para atrair parceiros também é um fator oportuno.
Por outro lado, a pré-temporada no interior gera gastos. O Corinthians, um participante assíduo do torneio, ficou fora da edição desse ano. Para o alvinegro, foi melhor se preparar em solo nacional, realizando um clássico frente ao Santos, o que também é uma ótima alternativa.
Evidentemente, nenhuma equipe pode estar pronta agora para ser competitiva durante um ano inteiro. Isso geralmente termina de ser esboçado nas retas finais dos estaduais.