Por: Vagner Aquino
Fotos: Valéria Neta e divulgação
Por volta das 15h30 de uma segunda-feira, eis que um telefonema mudaria, completamente, a minha semana. Tratava-se de um oferecimento de empréstimo da versão conversível do Range Rover Evoque para avaliação. Aos que não se lembram, o modelo desembarcou no Brasil em março de 2017, limitado a 45 unidades. E você, claro, já deve estar se perguntando: “Mas qual o preço deste inglês?”. Resposta: R$ 300.400.
O primeiro contato aconteceu na garagem do prédio da Jaguar Land Rover, na capital paulista, onde foi avistado o modelo trajado de laranja, com capota preta em tecido e rodas em tom negro de 20″. Essas são as características mais marcantes do veículo que avaliamos na segunda semana de dezembro. Repare pelas fotos que o mesmo já exibe, também, as novas placas do Mercosul – obrigatoriedade que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adiou pela quarta vez, no mês passado.
Em movimento
No momento de sair do prédio, sensores para todos os lados no Range Rover Evoque conversível. Há, inclusive, câmeras 360 graus e assistente para ponto-cego, que se encarregam de não nos deixar lamber as paredes e pilares do apertado estacionamento do edifício. Isso porque o grandalhão tem dimensões mais compactas que a configuração HSE Dynamic do Evoque, da qual o modelo deriva. São 3 centímetros a menos na altura e 85 milímetros inferior em largura. Por outro lado, o descapotável ganhou quilinhos extras (261 para ser mais preciso) por conta de reforços estruturais – exigidos por modelos conversíveis.
Nas ruas, hora de ligar o som. A tela multimídia de 10″ reúne entretenimento e modernidade de sobra. Tem desde entradas USB e GPS até as mais avançadas tecnologias, como o sistema Dual View, que permite ao motorista e ao passageiro avistarem conteúdos distintos ao mesmo tempo. No total, o som Meridian 380W tem dez alto-falantes e um subwoofer. Ainda no habitáculo do veículo, cabe lembrar que os assentos são revestidos de couro perfurado Windsor – nos dianteiros, há comando elétrico de ajuste e memória.
Powertrain
O bom trabalho do motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina (Si4) surpreende. O silêncio do conjunto é admirável. Aliás, ponto para o isolamento acústico, que não chega a ser um primor, mas é muito melhor que muitos modelos com teto rígido.
Em relação à potência, são até 240 cv e toque máximo de 34,7 kgfm. A facilidade de condução não deve em nada a qualquer sedã de luxo. Aliás, para torná-lo um pouco mais agressivo, basta girar o câmbio até a posição S (de Sport). Se ainda assim quiser um pouco mais de empolgação, realize a troca de marchas (câmbio automático de nove velocidades) por meio das aletas na parte de trás do volante. Empolga!
Empolga, mas bebe! Mesmo com sistemas como Start&Stop (desabilitável por meio de tecla posicionada no console central), o veículo não passou dos 6,5 km/l durante a semana de avaliação. Embora o tanque tenha 68,5 litros de capacidade, saiba que se estiver pensando em adquirir um Evoque conversível, suas visitas aos postos de abastecimento serão bem mais frequentes…
Se você não liga para consumo, delicie-se com a esperteza do motor. Em poucos segundos – mais precisamente, 8,1 -, estamos a 100 km/h. Aos 120 km/h (limite máximo das estradas brasileiras), o ponteiro do conta-giros sequer encosta nos 2.000 rpm – em modo normal de condução. E o barulho do turbo, ali, soando como música para os ouvidos. Mesmo se tratando de um SUV, grande e pesado, o Evoque surpreende pelas ótimas respostas de velocidade e pelo equilíbrio lateral.
Diferencial dos diferenciais
Em meio à estrada – e de olho no tempo firme -, finalmente é hora de abrir a capota. Afinal, estamos a bordo do único SUV conversível do mundo. O botão de acionamento fica no console central e, antes de pressioná-lo, o motorista deve se certificar de estar abaixo dos 50 km/h. Basta um clique e, depois de 18 segundos, o teto de tecido está totalmente rebaixado – fica alojado em compartimento exclusivo, ou seja, não compromete a capacidade do porta-malas, que é de 251 litros. Sim, bem menor que a variante convencional do Evoque, que ultrapassa os 500 litros.
Por onde quer que passe, o Evoque conversível é ímã de olhares, comentários e, claro, celulares… Todo esse furor é causado pelo visual imponente do modelo e pela cor exótica da carroceria. Além disso, outro de seus diferenciais vem descrito no documento: quatro ocupantes. É isso aí, mesmo com esse tamanhão, o SUV leva somente duas pessoas no assento traseiro, onde é possível contar com cinto de três pontos, descansa-braço central, saídas de ar-condicionado e, por outro lado, a mesma dificuldade de acesso que qualquer carro popular com duas portas oferece. O acesso não é fácil, principalmente com a capota fechada.
Se em alguns números e características o Evoque conversível perde para o irmão mais velho, noutros, é exatamente igual. A tração nas quatro rodas e a tecnologia Terrain Response – que otimiza sistemas do motor, transmissão, diferencial e chassi a fim de melhorar a dirigibilidade em qualquer tipo de terreno – são fortes exemplos.
FICHA TÉCNICA
Preço: R$ 300,4 mil
Motor: 2.0 turbo com injeção direta de gasolina (Si4)
Potência: 240 cv
Torque: 34,7 kgfm a 1.250 rpm
Câmbio: Automático de nove velocidades
Velocidade máxima: 217 km/h
0 a 100 km/h: 8,1 segundos
Direção: Elétrica
Comprimento: 4,37 metros
Largura: 1,98 metro
Altura: 1,61 metro
Entre-eixos: 2,66 metros
Porta-malas: 251 litros
Tanque: 68,5 litros
Peso: 2.013 quilos