Vitorioso no clássico de domingo, frente ao São Paulo, o Santos mostrou-se muito superior ao adversário durante os 90 minutos, absolutamente em função das mudanças promovidas por Sampaoli. Entre elas, eu destaco duas.
A primeira, e mais importante, se dá na defesa. Neste início de temporada, já foi possível perceber que a defesa santista oferece poucos espaços para os adversários finalizarem. No clássico, Vanderlei trabalhou pouco, isso porque o São Paulo teve dificuldades para finalizar à meta santista. Nesse aspecto, é importante ressaltar o trabalho que Alisson exerce à frente da zaga.
O outro ponto de destaque é o ataque. Com os estrangeiros, Sampaoli atribuiu um estilo agressivo e ofensivo ao Santos. Com Sánchez na organização do meio-de-campo, Jean Mota e Gonzáles tinham liberdade para realizar infiltrações a partir das jogadas criadas por Soteldo. A partir dessas mudanças propostas pelo treinador, a equipe da Vila Belmiro se apresenta para esta temporada como uma equipe absolutamente perigosa.
Fato é que Sampaoli, em menos de um mês, já fez grandes e significativas mudanças.