A penultima etapa do mundial de MotoGP, disputada no circuito de Sepang, na Malásia, apresentou algumas surpresas. A primeira, logo após a classificação, com a punição de Marquez, que tinha obtido a pole mas, de acordo com o diretor da prova, obstaculara Iannone em sua volta rápida e portanto foi penalizado, tendo que largar em 7º lugar.
A segunda, logo após a largada, com Iannone caindo e deixando o caminho aberto para Marquez, empenhado numa corrida de recuperação e logo depois fixando-se em segundo lugar, atrás de Rossi que liderava desde a largada. Quando todos esperavam uma luta acirrada entre Rossi e Marquez pela vitória, o italiano da Yamaha caiu, faltando 4 voltas ao término e Marquez herdou uma vitória que não lhe custou maior trabalho, mas nem por isso deixou de ser menos merecida.
Com essa queda, Rossi perdeu todas as chances de ainda disputar o segundo lugar do mundial com Dovizioso, embora seu rival tivesse chegado apenas em 6º lugar. Agora, na prova derradeira, o GP de Valencia, no circuito Ricardo Tormo, no domingo 18 deste mês, Dovizioso poderá tranquilamente festejar este vice-campeonato. Aliás, o máximo resultado possível neste mundial, tendo em vista a superioridade técnica de Marquez sobre todos seus adversários.