Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaToyota

Yaris sedan, um carro muito bom

por Claudio Carsughi 31/10/2018
por Claudio Carsughi 31/10/2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O Yaris é um carro construído sobre a plataforma B da Toyota *(no Japão chama-se Vitz) que foi apresentado em 1998 em sua primeira série. A segunda apareceu em 2005 e a terceira em 2011, sendo ainda objeto de “face-lifting” em 2014 e 2017.
Ele constitui um dos carros mais vendidos da Toyota na Europa em todos os tempo e tem, a partir de 2014, uma versão híbrida que permitiu a uma boa faixa de usuários, sem poder aquisitivo para comprar um Prius, de compartilhar essa interessante tecnologia por um preço altamente competitivo.
Por aqui, até que o Governo não adote uma taxação especial para carros híbridos, esta versão não se fará presente. Mas temos, ao menos, o modelo flex, que usa tanto o álcool como a mistura álcool-gasolina.
Andamos muito na Europa no hatch, tanto o alimentado só a gasolina como o híbrido, e a nossa impressão foi das melhores.
Ao trazê-lo ao Brasil, a engenharia da Toyota buscou adaptá-lo, na medida do possível, às condições de nossas ruas e estradas. E o trabalho foi satisfatório, em todos os sentidos.
Após essa longa experiência com o hatch, foi com grande curiosidade que rodamos com o sedan. Ele difere do irmão menor pelo comprimento, que aumenta em nada menos que 28 cm, pelo peso (são cerca de 50 kg a mais) e pelo grande porta-malas, que passa dos 310 litros do hatch para nada menos que 473 litros no sedan.
De uma forma geral, ela passa ao motorista as mesmas, agradáveis sensações do hatch. Boa estabilidade, motor que fornece prontamente sua potência com uma curva de torque muito interessante, poder de frenagem normal, sem qualquer desvio de trajetória E a transmissão, no caso deste carro em exame, é um CVT que não deixa nada a desejar, tanto na linearidade das respostas como em sua rapidez. Quem quiser, por sinal, poderá usar as aletas sob o volante para acelerar as mudanças graças ao costumeiro sistema eletrônico que “simula” trocas de marchas.
Em resumo, é um carro muito bom, que custa, dependendo da versão, entre R$ 59.590,00 a R$ 79.990,00.

híbridosedanToyotaYaris
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Coluna do Carsughi – Brasileirão, Libertadores, F1 e campeão brasileiro na F4 italiana
Próximo
Detalhes tiraram o Grêmio da final da Libertadores

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência