Pouco tempo para treinos e uso das datas Fifa o calendário Fifa para amistosos. É baseado nisso que Tite monta o planejamento do novo ciclo da Seleção Brasileira. Até por isso, é compreensível que marque, neste início, amistosos diante de equipes mais modestas.
Amanhã, o Brasil encara a Arábia Saudita, e entrará em campo com um time alternativo. Será o típico duelo para Tite promover testes, mas ao que nós realmente deveremos nos atentar são os jogadores que estarão atuando em posições diferentes das que têm em seus clubes.
Fabinho, por exemplo, há anos é volante. Seu bom desempenho no meio-campo do Monaco chamou atenção do Liverpool. Lá, Klopp o mantém centralizado; mas o comandante brasileiro o convocou para a lateral direita.
Outro exemplo é Malcom, jovem e veloz ponteiros. No Barcelona, ele sequer é relacionado para os jogos da Champions League. Mesmo assim, Tite tem planos para o avante.
Mais dois exemplos: Militão e Richarlison. O primeiro circula entre a lateral direita e a zaga. O segundo atua tanto pelo lado esquerdo como de centroavante.
Resumindo, versatilidade é o que Tite vem trabalhando neste início de ciclo da Seleção, em busca da definição do elenco que disputará a Copa América.
Por enquanto, veremos desafios mais tranquilos — como o de amanhã, frente à Arábia Saudita. Depois, uma sequência que realmente testará a força do Brasil — como Argentina e Uruguai.