O GP da Austrália, no belo circuito de Phillip Island, não teve, na chegada, a presença do cinco vezes campeão Marc Marquez. Fato pouco comum e que deve ser atribuído a um incidente ocorrido na 6.a volta, quando Zarco tocou a traseira da Honda de Marquez, voou para fora da pista (felizmente sem se machucar) e obrigou o espanhol a desistir da prova.
A vitória acabou sorrindo a Viñales, que conseguiu assim quebrar um longo jejum da Yamaha, pois a firma nipônica não vencia a nada menos que 25 GPs. Em segundo chegou Iannone com Suzuki e em terceiro o vice-líder do mundial, Dovizioso, com Ducati, com três marcas diferentes compondo o pódio.
A próxima etapa do mundial, onde já está definido matematicamente mais um título de Marques, mostrou que dificilmente o veterano Rossi, atualmente terceiro, conseguirá arrebatar o segundo lugar a Dovizioso. Esta penultima etapa terá lugar na Malásia, no circuito de Sepang, domingo vindouro, antes do grande encerramento programado para Valencia, no circuito Ricardo Tormo, para domingo 18 de novembro.