Foto: Claudia Carsughi
Demais fotos: Estúdio Malagrine
A Mercedes produz agora uma nova geração de motores de quatro cilindros a gasolina para o novo C 200 EQ Boost. Ele vem equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator). O novo motor turbo a gasolina, com 1,5 litros de cilindrada, equipa o novo C 200 EQ Boost e seus componentes elétricos tradicionais, como as luzes, são alimentados por uma rede com 12 volts.
Um dos benefícios dessa combinação de uma nova rede elétrica de 48 volts e o BSG é ajudar a diminuir o consumo de combustível. Quando aceleramos, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160 Nm, superando o curto instante até que o turbocompressor tenha desenvolvido sua pressão total de alimentação. Esse recurso também é usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão automática são reduzidos. Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria. A bomba d’água é movida a eletricidade e comandada por um mapa que adapta continuamente o fluxo do líquido de resfriamento à necessidade do momento.
Outro ponto importante do motor da C 200 EQ Boost é o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor desligado. Sendo assim, o motorista pode estar a 120 km/h com rotação à 0, tendo como auxílio somente o motor elétrico: isso traz a vantagem de maximizar a economia de combustível, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do veículo. O sistema start/stop opera normalmente, graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia, fazendo com que o motor seja religado quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida.
O turbocompressor, acionado pelos gases do escapamento, usa um sistema de dupla entrada (twin-scroll). Graças à sua configuração de duplo fluxo (os tubos do escapamento de cada dupla de cilindros são separados entre si e só se unem imediatamente antes da turbina), as características de torque foram aperfeiçoadas, ao mesmo tempo em que a retropressão do escape foi mantida baixa. A pressão de alimentação é controlada eletronicamente, o que possibilita que possa ser atingida com maior rapidez e precisão, em comparação com controles puramente pneumáticos.
Outra tecnologia embarcada nesse carro é o sistema CAMTRONIC de variação de levantamento das válvulas. Ele permite um ajuste em dois níveis do levantamento das válvulas de admissão. Sob solicitações parciais, isso permite um levantamento menor das válvulas e, assim, menos ar é introduzido na câmara de combustão, evitando altas perdas de combustível. Em alta rotação, o sistema troca para o levantamento maior das válvulas para alcançar a potência total do motor. O comprovado processo de combustão BlueDIRECT e uma câmara de combustão aperfeiçoada ajudam a garantir baixas emissões de escapamento.
Segurança
A segurança ativa desse novo Mercedes conta com mais recursos que seu antecessor.O sistema de frenagem adaptativa (ABR), integra a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Secagem automática na chuva e função HOLD.
Além disso, o Classe C garante grande estabilidade para todas as versões através do sistema CROSS WIND ASSIST e o ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST.
O CROSS WIND ASSIST atua em caso de ventos transversais na estrada que empurram o veículo para os lados, esse sistema proporciona estabilidade mantendo o veículo na trajetória determinada pelo motorista. Isso funciona através de leves frenagens nas rodas do lado da ação do vento, sem perder velocidade.
O ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST entra em ação durante a aceleração em curvas. O sistema utiliza os sensores e as funções do ESP® para garantir mais estabilidade e segurança de dirigibilidade. Quando esses sensores registram a tendência do veículo em “sair de frente”, minimiza esse efeito com uma intervenção através de frenagens seletivas nas rodas internas, com relação ao sentido da curva. Ao mesmo tempo, a tração é aumentada ligeiramente para compensar esse momento de frenagem, então, o torque excedente é direcionado às rodas no lado de fora (torque de frenagem), com relação ao sentido da curva. Esta intervenção conduz a um movimento imperceptível sobre o eixo vertical do veículo, que o mantém estabilizado na trajetória da curva, evitando a “saída de frente”. Isto significa que o veículo pode ser guiado através das curvas com mais controle e precisão.
O novo sistema de frenagem ativa funciona através de um radar, que fica dentro da estrela que agora é fechada. O sistema pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando avisos visuais e sonoros. Se o motorista não reagir, o sistema pode ajudar com força de frenagem, podendo até evitar uma colisão. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parando ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.
Mudanças de design forma feitas para embelezar ainda mais essa categoria, o console central é caracterizado por um elegante acabamento, na versão Exclusive apresenta madeira marrom escura fosca com poros abertos e no C 300 Sport, madeira preta. A camada tridimensional de madeira real no console central combina caráter artesanal com uma sensação de modernidade. Novas cores interiores disponíveis incluem cinza escuro para as duas versões do C 180 e C 200 EQ Boost, além do marrom para o interior do C 300 Sport.
A função de partida KEYLESS-GO (sem chave) é standard para todos os modelos e a tecla start/stop traz um novo design, lembrando o rotor de uma turbina.
Ainda em relação ao interior, nas versões C 200 EQ Boost e superiores, o Classe C traz um novo conceito de cockpit que inclui um conjunto de instrumentos totalmente digital, que permite a opção entre três estilos visualmente distintos: “Clássico”, “Esportivo” e “Progressivo”. Entre as opções de telas, temos:
Painel de instrumentos: O C 180 tem um cockpit clássico, com dois visores. Entre eles há um display colorido de 5,5 polegadas (resolução: 383 x 600 pixels). A partir do C 200 EQ Boost, o cockpit é totalmente digital, tem 12,3 polegadas na diagonal e oferece alta resolução, com 1.920 x 720 pixels. O novo cockpit do C 200 EQ Boost, disponibiliza três estilos diferenciados: “Clássico”, “Esportivo” e “Progressivo”. Os estilos podem ser trocados rapidamente de acordo com o gosto pessoal ou para combinar com o interior selecionado. Juntamente com certos itens do menu, como dados da viagem ou dados de consumo, o motorista agora também pode ver no painel de instrumentos o display ECO. Este último, ajuda o motorista a adotar um estilo de condução eficiente quanto ao consumo.
Display central: Nas versões C 200 EQ Boost e superiores, o display central de alta resolução no formato 16:9 agora conta com tela de 10,25 polegadas na diagonal e resolução de 1.920 x 720 pixels. O modo de apresentação permite que as informações exibidas possam ser capturadas intuitivamente, com gráficos claros e informativos. Pela primeira vez, o Classe C ganha também controles sensíveis ao toque no volante. Eles reagem a movimentos de arrasto como a tela de um smartphone e permitem que o condutor controle todas as funções do painel de instrumentos, além do sistema de informação e entretenimento, sem ter que tirar as mãos do volante.
O sistema de interface com o usuário pode ser operado também por meio do touchpad localizado no console central ou por comando vocal, utilizando a tecnologia LINGUATRONIC. Outras funções do veículo, também podem ser controladas por voz.
As versões e seus componentes são:
C 180 Avantgarde
• Novo para-choques dianteiro
• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios
• Faróis full LED com novo design interno
• Novo design das lanternas traseiras
• Console central com acabamento black piano
• Novo volante com comandos sensíveis ao toque
• Nova tecla Keyless-start
• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)
• Assistente de frenagem ativo
Preço sugerido: R$187.900,00
C 180 Exclusive
• Novo para-choques dianteiro
• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios
• Faróis full LED com novo design interno
• Painel superior e portas com acabamento ARTICO
• Console central com acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos
• Novo volante com controles sensíveis ao toque
• Nova tecla Keyless-start
• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)
• Assistente de frenagem ativo
Preço sugerido: R$188.900,00
C 200 EQ Boost
• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 5 raios duplos
• Motor 1,5 litro turbo com EQ Boost: 183 + 14 cv / 280 + 160 Nm
• Recuperação de energia nas frenagens / desaceleração
• Função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado
• Cockpit digital configurável com 12,3 polegadas
• Tela central com 10,2 polegadas
Preço sugerido: R$228.900,00
C 300 Sport
• Novo motor 2.0 turbo com 258 cv (antes 245 cv)
• Grade frontal diamante cromada
• Novas rodas AMG de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto
• Console central com acabamento black piano
• Novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque
• Kit visual AMG
• Console central em madeira preta com poros abertos
Preço sugerido: R$259.900,00