Nona vitória nesta temporada, quarta consecutiva : este o cartão de visita de Hamilton após a vitória no GP do Japão que lhe abre, de par em par, as portas de seu quinto título mundial. Um título que poderá ocorrer matematicamente já no próximo GP, o dos Estados Unidos, se a Mercedes conseguir nova dobradinha.
A corrida não teve história com relação ao triunfo de Hamilton, que largando da pole não teve maiores problemas em obter mais uma vitória, seguida por Bottas, deste feita não tão veloz como seu companheiro.
O GP, contudo, apresentou dois lances polêmicos, ambos protagonizados por Verstappen que parece ter esquecido, ao menos neste fim de semana, a maturidade demonstrada até então este ano. O primeiro ocorreu com Raikkonen, e o holandês acabou sendo punido com uma penalização de 5 segundos que muitos julgaram leve demais, entendendo que um “drive-trough” teria sido mais adequado pela irregularidade cometida.
O segundo, pelo contrário, deve ser considerado como acidente de corrida e teve como protagonistas Verstappen e Vettel, ainda na 8.a volta.
Pelo resto, vale destacar a bela recuperação de Ricciardo que do 15º lugar conseguiu chegar em 5º, com uma série de hábeis ultrapassagens. É bem verdade que sua Red Bull era superior aos demais carros superados, mas, de qualquer forma, foram ultrapassagens muito bem executadas, mostrando que se trata (caso alguém tivesse ainda dúvidas a este respeito) de um piloto de grande qualidade.