O Brasil vai fazer dois amistosos neste mês de setembro. No dia 7 enfrentará os Estados Unidos e no dia 11 El Salvador.
À primeira vista, são claramente dois “caça-níqueis”, encarregados de preencher os cofres da CBF que não se sabe muito bem como andam…embora esse seja um problema que a mim não interessa.
O que me interessa, é saber a forma pela qual Tite vai aproveitar esses dois jogos. Se fossem partidas contra adversários de bom nível, as deduções seriam imediatas e válidas e as apreciações de jogadores que ainda estão buscando seu espaço na seleção teriam todo valor.
Como o caso não é bem esse, sem por isso menosprezar estadunidenses e salvadorenhos, tenho muita curiosidade em verificar como Tite vai fazer suas análises. Será suficiente jogar mais ou menos bem para merecer outras oportunidades ? Ou a relatividade técnica dos adversários não vai permitir qualquer julgamento ?
A resposta a essas dúvidas vai determinar, em minha opinião, se os jogos servirão a dar continuidade ao trabalho de Tite com foco na Copa de 2022, ou serão apenas e tão somente programas destinados a completar as grades da televisão e justificar as verbas dos patrocinadores.