O circuito de Aragon, na Espanha, viu a volta à vitória do ídolo de casa, o também espanhol Marc Marquez, que aumentou em mais 5 pontos (agora são72) sua vantagem no mundial. Com esta vitória, e o segundo lugar de Dovizioso, duas coisas ficam claras : Marquez caminha rapidamente para ganhar mais um mundial e Dovizioso ratificou sua condição de vice-líder,15 pontos à frente do veterano Rossi e 111 do companheiro de equipe Lorenzo.
A corrida teve uma forte polêmica a seu término, pois Lorenzo, que largava na pole, acusou Marquez de te-lo feito cair de propósito ao jogar sua moto na do adversário. Que, por sinal, será seu companheiro de equipe na Honda em 2019.
Com Lorenzo fora da briga logo após a primeira curva, a disputa favoreceu por muito tempo Dovizioso que somente nas voltas finais foi superado por Marquez. O líder do campeonato, que contrariou seus técnicos ao escolher um pneu macio para a roda traseira, declarou após a chegada que aquela era a única chance de derrotar Dovizioso. E ficou claro que só a grande qualidade de piloto de Marquez lhe permitiu ficar na cola de Dovizioso sem acabar com o pneu traseiro, conservando-o para as duas voltas finais em que não permitiu, uma vez assumida a ponta, que o rival tentasse supera-lo.
A próxima corrida será disputada a 7 de outubro, na Tailandia, e se aguarda mais um sucesso de Marquez, que deseja comemorar seu título mundial antes do encerramento do campeonato.