O GP da Itália, que parecia destinado a produzir uma dobradinha Ferrari, pois Raikkonen e Vettel largavam na primeira fila, acabou premiando o líder do campeonato, Hamilton, que assim aumentou sua ventagem de 17 para nada menos que 30 pontos.
Hamilton sabia perfeitamente que deveria decidir a própria sorte na volta inicial, pois ficando atrás das duas Ferrari conseguiria apenas o terceiro lugar no pódio. E assim tentou uma manobra arriscada já na largada, sem porém nada conseguir, mas logo depois aproveitou um erro de Vettel, empenhado em tentar passar Raikkonen, para colocar sua Mercedes um pouco à frente da Ferrari. E conseguiu passar o alemão, obrigado, em função do contato, a ir ao box para trocar a asa dianteira e voltar assim à pista em último.
O GP viveu então do duelo entre Raikkonen e Hamilton pela vitória e da corrida de recuperação de Vettel. Aí uma jogada tática da Mercedes, dando a intender que trocaria os pneus de Hamilton, levou a Ferrari a chamar ao box Raikkonen para fazer o mesmo. Mas Hamilton permaneceu na pista por mais 8 voltas e teve assim pneus em melhores condições para o ataque final.
Raikkonen, de qualquer forma, continuou na frente, mas em determinado momento encontrou pela frente Bottas, que a Mercedes mantivera na pista exatamente para “parar” Raikkonen após o segundo pit-stop. E aí Raikkonen, seguindo de perto Bottas para tentar passa-lo, danificou seus pneus e quando Hamilton chegou perto não teve meios de defender-se e foi obrigado a contentar-se com o segundo lugar, seu 100º pódio na carreira. Numa jornada que, de qualquer forma, foi excelente para o veterano piloto finlandês que no sábado, ao conquistar a pole, estabeleceu o recorde absoluto para a pista de Monza em todos os tempos.
A brilhante combinação Hamilton-Mercedes foi assim a grande vencedora em Monza e lançou definitivamente Hamilton rumo à conquista de seu quinto título mundial. Para Vettel fica apenas lamentar o erro cometido no GP da Alemanha, sem o qual ainda hoje seria o líder do campeonato, 2 pontos à frente de Hamilton.