A FCA vai apresentar, ainda neste mês de setembro, um interessante re-styling de sua Jeep Cherokee, com destaque para o design, novos conteudos tecnológicos, interior renovado e uma maior capacidade de carga, aumentado em 70 litros para um total de 570 que, com os assentos traseiros rebatidos, chega a 1.555 litros.
O design realça o DNA da marca, com um look moderno e original que porém fica fiel à tradição. Assim é nova a faixa dianteira, os faróis de Led com luz diurna como equipamento de série e faróis de neblina. É novo o capô dotado agora de uma estrutura em alumínio enquanto na traseira destacam-se os novos grupos óticos contornados por uma sutil moldura de luzes Led vermelhas. O cliente pode ainda escolher entre 5 novas opções de rodas, incluindo aí uma de 19″ em alumínio lúcido, enquanto como opcional é oferecido o teto solar com vidros duplos, acionados eletricamente. Por fim, as cores de carroceria são 10, sendo 2 inéditas.
Dentre os motores, o destaque vai para o turbodiesel Multijet II de 2.2 litros oferecido em duas versões : um 150 cv com torque máximo de 35,7 mkgf e um 195 cv com torque máximo de 45,9 mkgf.
A versão de 150 cv tem câmbio mecânico de 6 marchas e tração dianteira enquanto a de 195 cv tem câmbio automático de 9 marchas além da possibilidade de escolher entre tração dianteira (este é uma novidade) e a tradicional tração nas quatros rodas. De toda forma no começo de 2020 será apresentado um motor turbo a gasolina 2.0 com 270 cv e 40,8 mkgf de torque, disponível apenas com o câmbio automático de 9 marchas.
Quanto às suspensões as dianteiras são do tipo McPherson (com 17 cm de curso) e as traseiras independentes multi-link (curso de 19 cm), permitindo um rodar mais macio e silencioso.
A isso se soma, como era lógico esperar, três praticamente novos sistemas de tração integral, completamente reprojetados.
O “Jeep Active Drive I” teve seu peso reduzido de forma a aumentar a eficiência do módulo traseiro, que é completamente automático e assegura uma atuação contínua em qualquer velocidade, quer com quatro ou com duas rodas motrizes. Assim exclui-se a necessidade da intervenção do motorista para garantir a estabilidade do veículo ao mesmo tempo em ficou melhor a resposta nas condições de sobre-esterço e sub-esterço.
O “Jeep Active Drive II” soma a essas características uma unidade de transferência de potência de duas velocidades que aumenta o desempenho em trechos de subida e otimiza a tração em fora-de-estrada extremo. Além de ter o “Hill-descent Control” que permite percorrer trechos de descida muito irregulares com velocidade controlada automaticamente, sem que o motorista necessite frear.
Finalmente o “Jeep Active Drive Lock” adiciona ainda o bloqueio do diferencial traseiro, de forma a obter uma maior tração quando se anda em marchas reduzidas e no fora-de-estrada extremo. Esta última versão, contudo, será oferecida apenas no modelo “Trailhawk” que tem ainda a função “Selec-Speed Control” permitindo ao motorista selecionar uma velocidade, previamente programada, entre 1 e 9 km/h, ideal para superar rochedos, riachos e outras dificuldades extremas.
Todos esses sistemas 4×4 estão atrelados a uma forma de atuação da tração denominada “Select-Terrain”, que dispõe de 4 modalidades (Auto, Neve, Sport e Areia/Lama), sendo cinco na versão Trailhawk, com a modalidade “Rock” para percursos excepcionais.
Quanto á segurança, são 8 os air-bags além de uma parafernália eletrônica que inclui tudo quanto se possa imaginar.
Em relação ao acabamento e dotação de itens variados, o Jeep Cherokee 2019 tem as versões “Longitude”, “Limited” e “Overland”, esta última constituindo o tope da gama e trazendo o extremo luxo para o uso cotidiano. Além da oferta, através da Mopar, de nada menos que 70 Acessórios diversos, pelo que é fácil personalizar o Jeep Cherokee a seu gosto.
Cherokee 2019 mostra a sua cara!
Anterior