No GP da República Checa foi interrompida a série de vitórias do atual líder do mundial, o espanhol Marc Marquez da Honda, que subiu ao pódio, mas o fez como terceiro colocado, atrás de Dovizioso e Lorenzo, da Ducati.
A corrida, que começou com pole-position de Dovizioso, viu inicialmente Dovizioso e Rossi, que largara em segundo, duelarem pela ponta. Mas logo Dovizioso, que celebrava seu 100º GP com Ducati, firmou-se na ponta,seguindo-se um pouco mais atrás Marquez e Lorenzo.
Nos dois terços iniciais da corrida o intenso calor, tanto que quase todos escolheram pneus duros na frente e atrás (a exceção foi Rossi que colocou médio na frente), levou todos a tentarem não desgasta-los.
Na parte final este cuidado foi deixado de lado e então vimos uma acirrada luta entre as duas Ducati, com Dovizioso sempre na frente de Lorenzo, e a Honda de Marquez, enquanto Rossi com Yamaha caia para quinto. O trio da frente deu espetáculo até a bandeirada e na última volta acabou mantendo as posições, com diferenças mínimas entre eles.
Menor ainda a vantagem de Rossi que conquistou o quarto lugar com apenas 5/100 de vantagem, obtida com uma sensacional ultrapassagem na última curva.
Este GP, assim, permitiu a Marquez incrementar em mais 3 pontos sua vantagem sobre o vice-líder Rossi, que agora é de 49 pontos, enquanto Dovizioso assumiu a terceira posição, a 68 pontos do lider, e Lorenzo caiu para quarto, a 76 pontos.
Esses números mostram claramente que Marquez vai ganhar mais um mundial mas que a luta pelas posições subsequentes deverá ser muito interessante. E a seqüência dessa história ocorrerá já no próximo domingo, com o GP da Áustria no circuito de Spielberg…