Até o ano passado, o campeonato italiano estava presente nas telas da tv brasileira (Fox Sports e ESPN) mas nesta temporada ele sumiu. E justamente quando o campeonato ganhou uma nova atração, com o português Cristiano Ronaldo sendo contratado pela Juventus.
Em minha opinião foi exatamente isso que levou a IMG Media, detentora dos direitos, a fixar um patamar de preço julgado insatisfatório pelos pretendentes.
Sempre até o ano passado, a melhor alternativa, mesmo não dominando o italiano, era a Rai Italia (canal 203 da Net) com seu programa “La Giostra dei Gol”. Nele havia um campo principal e postos em todos os demais jogos, de forma a mostrar o jogo considerado mais importante e, ao mesmo tempo, os gols dos demais encontros, tão logo tivessem ocorrido.
Infelizmente os jogos fora dos dias e horários tradicionais nesta temporada não são mais exibidos, exatamente em função das novas exigências comerciais existentes. E assim aquela que seria a mais fácil solução não é mais totalmente abrangente, pois de cada 10 jogos, 3 são exclusivos da nova plataforma denominada DAZN . Trata-se do jogo de sábado á noite (20:30 horário italiano), do jogo de domingo ás 12:30 (sempre horário italiano) e de um jogo, ainda no domingo, no horário tradicional das 15 horas (também no horário italiano).
Em minha opinião, contudo, a RAI ainda pode ser considerada a melhor solução alternativa que podemos utilizar.
Isto, bem entendido, se não quiser recorrer a uma plataforma de streaming (com todos os perigos de contaminação de seu computador que pode trazer). Esta plataforma existe, chama-se Serie A Pass, e cobra US$ 8,99 por mês…