A VW acertou no alvo ao lançar uma transmissão automática para a linha Gol, seu conhecido “best-seller”, e seu derivado com porta-malas, o Voyage. No caso, é a mesma transmissão que já equipava, por exemplo, o Polo e o Virtus, com o mesmo motor 1.6 de 120 cv.
É interessante observar que mesmo se tratando de versões de entrada, essa transmissão tem duas formas de atuação – normal e sport – a mudança podendo ser feita com a alavanca de câmbio ou por meio das aletas situadas atrás do volante
Andamos no Gol e no Voyage e pudemos verificar o acerto da montadora ao escolher essa transmissão moderna, com 6 marchas, que deixou de lado soluções mais baratas, como os câmbios automatizados que infernizaram vários de seus concorrentes, tamanho o volume de reclamações dos usuários, em prol de um sistema com conversor de torque. Um sistema que funciona suavemente, a ponto de quase não se perceber a mudança de marcha, e que, por incrível que pareça, não penaliza o dois carros em termos de consumo.
Com o Gol, num percurso rodoviário que nós levou de São Paulo a Taubaté, conseguimos a excelente marca de 16,8 km/h, andando várias vezes um pouco acima dos limites de velocidade permitidos, e outras vezes usando o ar condicionado, e levando ao todo 3 pessoas. Quem quiser ter um pouco de cuidado certamente conseguirá marcas ainda melhores e parará muito pouco nos postos de abastecimento.
Vale destacar, do ponto de vista mecânico, que essa transmissão, por exemplo, se desacopla automaticamente do motor quando o carro para num semáforo. E isso elimina aquela desagradável sensação do carro “querer” andar e sermos obrigados a manter o freio acionado para isso não ocorra.
Da mesma forma é apreciável o equilíbrio conseguido entre estabilidade e conforto, sempre dois itens antagônicos em qualquer veículo. Bem como o correto espaço de frenagem, inferior a de vários concorrentes.
Pelo resto, a linha Gol e Voyage para 2019 pouco mudou, limitando-se a pequenas alterações estéticas externas e a um refinamento do acabamento interno, o que deverá garantir sua posição no mercado. Os preços iniciais (existem pacotes de opcionais que o aumentam bastante) são de R$ 54.580 para o Gol e R$ 59.990 para o Voyage.
VW acerta no alvo !
Anterior