Encerrada mais uma etapa do Campeonato Brasileiro, deu para perceber que o saldo dos paulistas, no geral, sofreu alterações. São Paulo e Palmeiras, foram bem na rodada, enquanto Corinthians e Santos entram em estados preocupantes.
Agora, novos desafios surgem para cada um dos quatro grandes paulistas. O São Paulo precisa de uma regularidade que não constrói há 10 anos para seguir vivo na briga pelo título do torneio. Se Aguirre encontrou a fórmula ideal para fazer o time tricolor, enfim, caminhar, agora é preciso apresentar inovações para alcançar o sucesso.
Já o Palmeiras, não vejo, neste momento, que tenha as mesmas pretensões que o São Paulo, até porque está a sete pontos do líder Flamengo. O objetivo final, no entanto, será uma vaga na Libertadores do ano que vem, que pode ser conquistado com Roger Machado no comando da equipe.
Quanto ao Santos, a situação é a pior de todas. A crise foi instaurada na Vila Belmiro, com a corda no pescoço de Jair Ventura. Hoje, o Santos é candidato ao rebaixamento, pelo futebol que apresenta e pela dificuldade que tem de buscar resultados.
E, finalmente, o Corinthians, que sofreu um desmanche surreal. Peças extremamente fundamentais deixaram o clube, e agora o caminho é totalmente incerto no Brasileiro. Existe o termo ‘jogar para cumprir tabela’, o que pode definir a situação atual; mas, o que realmente imagino, é que terminar o campeonato entre os 10 primeiros colocados, com uma vaga garantida na Copa Sul-Americana, já é motivo para se contentar.