Numa pista favorável à Ferrari, como os treinos de sexta-feira claramente demonstraram, Lewis Hamilton foi perfeito ao utilizar a chuva que caiu no sábado para conquistar a pole-position, e com Bottas brilhante segundo formar uma primeira fila toda Mercedes. Para a Ferrari ficou a segunda fila, com Raikkonen à frente de Vettel, provavelmente receoso no sábado de cometer mais um erro, como tinha acontecido no domingo anterior no GP da Alemanha.
Assim o grid de largada acabou sendo fundamental para permitir a inesperada vitória de Hamilton, que teve em Bottas um companheiro excelente, protegendo-o, na largada, da tentativa de Vettel de assumir a ponta.
No decorrer da corrida, ficou claro que Hamilton seria o vencedor e que Raikkonen tinha um ritmo superior ao de Vettel, pelo que, sem ordens de equipe, poderia ter conquistado o segundo lugar. Acabou forçado a contentar-se com o terceiro, enquanto Bottas, que tinha acabado os pneus, foi superado também por Riccardo e terminou em quinto.
Aliás Ricciardo foi o grande nome da corrida, pois largando em 14º, sendo atingido logo no início e caindo para 16º, conseguiu uma espetacular reação terminando num brilhantissimo 4º lugar.
Com essas duas vitórias seguida, em dois circuitos em que a Ferrari era favorita, Hamilton abriu 24 pontos de vantagem sobre Vettel e tornou-se o grande favorito para a conquista de seu quinto título mundial. Embora faltem ainda 9 GPs e a Ferrari ter demonstrado ser, neste momento, um pouco superior à Mercedes esta é a sensação que eu tenho…