O duelo entre São Paulo e Corinthians foi pura consequência do que vinha sendo realizado pelos dois clubes nos últimos meses. O time tricolor consolidou o seu modelo de jogo, se aprimorou e se tornou competitivo para brigar diretamente pelo título. Já o alvinegro, sofre com saídas de peças fundamentais, que vão desde Carille até Rodriguinho, e o cenário só tende a ficar mais sombrio.
Por isso, não acredito que tenha sido uma partida atípica de ambos os lados. Trata-se de um reflexo do que se passa entre os dois clubes. O São Paulo jogou muito mais para poder humilhar o arquirrival — e realmente poderia ter saído do Morumbi com o placar ainda mais elástico — do que o Corinthians trabalhou para buscar, no mínimo, um ponto.
A estratégia de Aguirre, ao adiantar Reinaldo, deu certo. Cássio foi das luzes (grande partida contra o Botafogo) às sombras (falha no clássico). E o São Paulo segue brigando na parte de cima da tabela, enquanto o Corinthians só joga, neste ano, para se estabelecer entre os 10 primeiros colocados.