O GP da Holanda, no tradicionalíssimo circuito de Assen mostrou, uma vez mais, que o espanhol Marc Marquez, atual líder destacado do mundial, está um degrau acima dos demais.
Após obter a pole, decidiu – surpreendentemente – trocar os pneus instantes antes da largada, optando pelo composto mais macio e sendo assim obrigado, em muitos momentos, a guiar com todo cuidado, para economiza-los. Mas quando, perto do final, resolveu atacar, em 3 voltas decidiu a corrida, abrindo uma vantagem que nenhum dos seus adversários conseguiu anular. E venceu mais uma vez, abrindo nada menos que 41 pontos de vantagem sobre seu mais direto perseguidor, o veterano Rossi, que terminou o GP como quinto colocado.
Na largada, Lorenzo, com sua Ducati, surpreendeu a todos pois pulou de 10º para 2º e depois assumiu a liderança. Uma liderança disputadíssima. com Rossi, Viñales, Dovizioso e o próprio Marquez se revezando nessa posição . Até que o atual líder do mundial resolveu ir embora e os adversários só o viram após a chegada.
De qualquer forma, foi uma corrida sensacional, destacadamente a melhor do atual campeonato e que dificilmente será esquecida pelos que tiveram a chance de acompanha-la…