Finalmente a Toyota apresentou o Yaris, nos modelos hatch e sedan. E dizemos finalmente pois o Yaris é um “best-seller” da montadora nipônica desde seu lançamento, em 1998. Àquela primeira série foi fabricada até 2005, com a sigla P1. Sucessivamente a segunda série (batizada como XE9), foi até 2011, seguida pela terceira série (XP13) em 2010. A vitoriosa carreira do Yaris continuou com dois “lifting” em 2014 e 2017, e agora chega ao Brasil.
Tendo testado vários vezes o Yaris na Europa, em suas sucessivas séries (lá existe até mesmo uma interessantíssima versão híbrida que faz grande sucesso), sempre me perguntava a razão pela qual este excelente carro não era oferecido no mercado nacional. E agora finalmente chegou, com a certeza que será (salvo um colossal erro em minha avaliação) um grande êxito de mercado.
O Yaris brasileiro é praticamente igual ao vendido na Europa, com pequenas alterações para adequa-lo às nossas condições e costumes. Assim, por exemplo, as relações do câmbio tem 3ª e 4ª marchas um pouco mais curtas, molas e amortecedores foram recalibrados, e o estepe é item de série (na Europa é opcional, como equipamento de série existe um kit de socorro). Estes são alguns detalhes, pois existem outros mas, no todo, o carro é o mesmo.
Assim verificamos que todas as qualidades percebidas na Europa se encontram também aqui. A começar pelo bom acabamento, o espaço interno compatível com as dimensões externas (o hatch mede 4,145 m e o sedan 4,425 ambos tendo o mesmo entre-eixos de 2,550 m) e a insonorização geral do habitáculo.
Dirigindo-o percebe-se o bom compromisso entre respostas e “peso” da direção e tem-se até a impressão de estar dirigindo um carro de uma categoria superior : regulagens comodas, assentos confortáveis, instrumentos de facial percepção (inclusive o bom sistema de informação). Tudo isso faz com que o motorista se sinta bem à vontade desde o primeiro contato com o Yaris.
Os dois motores disponíveis (1.3 e 1.5, respectivamente com 101 e 110 cv a 5.600 rpm) tem curvas de torque bastante equilibradas, pelo que as respostas são rápidas, seja qual for o tipo de transmissão (manual de 6 marchas ou CVT com motor 1.3, só CVT com 1.5) escolhida.
A suspensão é perfeitamente adequada ao que o Yaris se propõe, num bom compromisso entre conforto e estabilidade, enquanto o sistema de freios, de tipo misto (disco ventilado na frente e tambor atrás), para o carro em espaços normais em todas as situações.
Em resumo, este Yaris, agora oferecido – finalmente – também ao público brasileiro, é um ótimo carro que não vai, ao longo de sua vida útil, causar qualquer desagradável surpresas a seu proprietário.