A fase de grupos da Copa do Mundo chega à sua reta final nesta semana. Em todos os grupos haverá disputa de primeiros e segundos colocados; mas ainda restam aqueles que jogam suas vidas por uma vaga nas oitavas-de-final.
Grupo A
Rússia e Uruguai já estão classificadas ao mata-mata se enfrentam, daqui a pouco, pelo primeiro lugar do Grupo A. Os donos da casa voltaram a ter a confiança do torcedor após duas boas vitórias (5 a 0 sobre Arábia Saudita e 3 a 1 contra o Egito). Já os uruguaios, ainda buscam uma atuação convincente pelo torneio. Até aqui, no entanto, somaram seus pontos.
Em paralelo, Egito e Arábia Saudita fazem um amistoso, uma oportunidade para Salah, enfim, brilhar no torneio.
Grupo B
Nada definido por aqui. Portugal tem quatro pontos e o Irã três. Ambos se enfrentam hoje, e quem vencer complica a classificação do outro. Para o time asiático, apenas a vitória interessa. Para os lusos, o empate já basta.
Simultaneamente, a Espanha pega o já eliminado Marrocos. A combinação dos resultados ditará quem será primeiro e segundo colocado deste grupo. Hoje, Portugal, empatado na tabela com a Espanha, é segundo por ter levado dois cartões amarelos contra um espanhol.
Grupo C
A França já esta classificada e quer se confirmar em primeiro lugar no duelo contra a Dinamarca. Os dinamarqueses precisam de apenas um empate para avançar. Caso percam, precisam torcer para a Austrália não bater o Peru.
A situação da Austrália é bem mais delicada. Além de precisar vencer o Peru, por dois gols de diferença, precisa contar com o triunfo francês.
Grupo D
Deste grupo, tira-se apenas uma certeza: a Croácia está classificada, e a tendência é de que avance em primeiro.
A situação mais crítica é a da Argentina, última colocada da chave. A equipe de Messi e cia é obrigada a vencer a Nigéria e torcer para que a Islândia não vença a Croácia. Caso isso aconteça, os argentinos precisam vencer ter um saldo melhor que o dos islandeses.
Grupo E
No grupo do Brasil, a disputa se dá entre brasileiros, suíços e sérvios. Na próxima quarta-feira, o Brasil encara a Sérvia, evidentemente, precisando da vitória. Em caso de empate, terá de torcer para que Suíça e Costa Rica também fiquem na igualdade ou, até mesmo, por um triunfo costarriquenho.
A lógica é de que o Brasil vença, aumente seu saldo de gols e avance em primeiro, seguido pela Suíça.
Grupo F
O México já está classificado, e a tensão toma conta de Alemanha e Suécia. Os alemães decidem vaga contra a já eliminada Coreia do Sul. Já os suecos pegam os mexicanos.
Os dois jogos apresentam dois aspectos interessantes. A Alemanha é favorita a vencer a Coreia, pelo fato de o adversário já ter sido nocauteado na competição e por ter um time melhor. Já a Suécia, tem o duro desafio de bater uma das equipes mais regulares do torneio. O fato de existir a possibilidade de Osorio escalar o México com o time reserva pode aumentar as esperanças dos suecos.
Grupo G
Inglaterra e Bélgica eliminaram os adversários mais fracos do grupo, Tunísia e Panamá, e fazem confronto direto para decidir quem será o primeiro colocado do grupo. Ambos possuem o mesmo saldo, mas a Inglaterra leva vantagem por ter levado menos cartões amarelos.
Este é um dos duelos mais interessantes desta semana.
Grupo H
Finalmente, Japão, Senegal e Colômbia brigam por duas vagas na próxima fase. Quem vencer, avança.
O Japão encara a já eliminada Polônia, enquanto Senegal pega a Colômbia.
Se o Japão perder ou empatar, terá de torcer por outra igualdade no outro jogo.
Se a Colômbia empatar, terá de torcer para que o Japão seja derrotado, pois assim será classificada pelo saldo de gols.