Foram definidos os primeiros confrontos das oitavas-de-final da Copa do Mundo. Uruguai vai pegar Portugal, enquanto a Espanha encara a Rússia, os donos da casa.
No encontro entre lusos e celestes, espera-se um combate muito amarrado. Para o duelo contra a Rússia, o técnico Óscar Tabárez mudou o jeito do time jogar e funcionou. Apostou em jogar com três zagueiros, fechou os espaços para os russos e teve sua primeira vitória convincente na Copa: seguros 3 a 0 em cima dos donos da casa.
Nas duas primeiras rodadas, frente a Egito e Arábia Saudita, O Uruguai atuou com duas linhas de quatro, e apresentou um estilo bem pragmatístico, com poucas oportunidades de criação — e quando criava finalizava mal.
Já Portugal, nos dois primeiros jogos, parecia ter 10 que segurassem o placar e apenas um que colocasse o time em vantagem — Cristiano Ronaldo. Frente ao Irã, mostrou-se um pouco diferente, somente porque Quaresma acertou um belíssimo chute no ângulo.
Para o confronto diante do Uruguai, eu não espero que a seleção portuguesa se aventure muito pelo ataque. A projeção que faço é de um time cauteloso, que explore contragolpes com atletas de velocidade, como Ronaldo e Quaresma.
Espanha x Rússia
A Espanha, sob a batuta de Hierro, não fez nenhuma grande atuação na fase de grupo. Agora é o momento, pois jogará contra os donos da casa.
A Rússia se mostrou perigosa contra seleções mais fracas. Acredito que a derrota para o Uruguai rendeu bons aprendizados; mas não imagino que o país anfitrião mudará sua forma de jogar por causa disso.
A Espanha valoriza a posse de bola. A Rússia é mais objetiva, e pode sofrer com contragolpes bem efetuados pelo oponente. O ponto fraco das duas equipes está na defesa.
Assim, o que eu espero dessa partida é ela que seja bem aberta, com muitas chances de gols para ambos os lados. Quiçá seja até um dos jogos mais agradáveis para assistir.