A Nissan comemora a venda da unidade 100.000 do veículo líder em vendas na Europa,o Leaf. Desde que começou a venda em todo o mundo, mais de 320.000 unidades foram comercializadas, o que faz dele o veículo elétrico campeão global de vendas.
Dessa forma, a cada 10 minutos uma unidade é vendida a clientes europeus que querem evoluir para a inovadora tecnologia zero emissão, sendo que os mesmos já rodaram mais de 2 bilhões de quilômetros e deixaram de emitir mais de 300.000 toneladas de CO2.
Entenda o que são e como funcionam as diferentes tecnologias aplicadas a cada motor da Nissan, tanto híbridos quanto elétricos:
Motores 100% elétricos
Composto por um motor 100% elétrico, um sistema de baterias e um inversor, o e-Powertrain impulsa os veículos elétricos da marca. Trata-se de um sistema leve e compacto em comparação aos motores de combustão interna, produzindo vibrações muito baixas e torque instantâneo.
O e-Powertrain não emite CO2, consome menos energia que um motor de combustão e não requer complementos nem peças móveis, que se desgastam com o calor e o atrito (partes do sistema de refrigeração ou de ignição, óleos, válvulas, pistões, entre outros).
O Nissan LEAF e a van comercial e-NV200 são exemplos de modelos 100% elétricos da marca que usam essa motorização. O Nissan LEAF é líder global de vendas, com mais de 320.000 unidades comercializadas mundialmente desde seu lançamento, em 2010. Já a van elétrica e-NV200 tem mais de 18.000 unidades vendidas no mundo e, recentemente, a marca anunciou o começo das vendas de sua nova geração, que traz maior autonomia.
Motores híbridos
Os veículos híbridos possuem dois motores: um elétrico e outro a gasolina. Quando o veículo é ligado, ele automaticamente entra no modo elétrico, economizando combustível.
Dependendo de fatores como o nível de carga da bateria, as condições do caminho ou o estilo de condução do motorista, o motor elétrico é o responsável por impulsar o veículo até atingir aproximadamente 60 quilômetros por hora. A partir desse ponto, o motor de combustão entra em funcionamento para complementar ou substituir o motor elétrico.
Dentre as vantagens deste motor estão o maior rendimento do combustível, menos emissões de CO2, bem como maior eficiência e potência. Atualmente, o motor híbrido da Nissan está sendo usado no X-Trail Hybrid, que gera até 28,8% menos emissões que sua versão com motor a gasolina.
Motores e-POWER
A Nissan também oferece uma outra opção de propulsão, o motor e-POWER. Desenvolvimento exclusivo da marca lançado em 2016, o e-POWER é composto por dois motores: um elétrico e um pequeno motor a combustão interna. Este tem a função de gerar energia para alimentar o motor elétrico quando a carga se acaba. Isso elimina a necessidade de um carregador externo (plug in).
As vantagens são traduzidas em menos emissões de CO2 se comparado aos motores a gasolina, um motor com menos ruídos e vibrações (o motor a combustão trabalha em uma rotação única e constante), e um sistema inovador que diminui a dependência do motor elétrico das estações de carga. Além disso, o modo de condução do e-POWER também incorpora o sistema e-Pedal, que permite que o condutor ligue, acelere, desacelere e pare o veículo com um único pedal.
Hoje em dia o e-POWER é comercializado com sucesso no Japão no compacto Nissan Note. O Note e-POWER possui eficiência de combustível 30% maior que a dos veículos convencionais impulsados por motores a gasolina com características semelhantes. Além disso, a companhia anunciou que em breve a popular minivan Nissan Serena também incorporará o sistema e-POWER.
Motores a gasolina mais eficientes
Quanto às motorizações a gasolina mais eficientes, destacamos o novo Nissan VC-Turbo. Ele foi lançado globalmente em 2018 e é o primeiro motor turbo de compressão variável de produção em massa no mundo. Este avançado propulsor ajusta continuamente a taxa de compressão para otimizar a potência e a eficiência do combustível.
O motor VC-Turbo utiliza dois ciclos de combustão, nos quais a sincronização eletrônica da válvula variável permite que o motor se alterne entre Atkinson e os ciclos de combustão normais. Isso diminui a emissão de CO2 e oferece um motor com menos ruído e vibrações. Ele também possui um sistema que usa a injeção multiponto como injeção direta, o que aumenta a eficiência e o rendimento do combustível. O motor alterna entre ambos durante as velocidades normais do motor. Os dois conjuntos de injetores são capazes de funcionar simultaneamente sob cargas mais altas.
A nova geração do Nissan Altima, que começa a ser vendida no segundo semestre, possui esse avançado motor, que passou mais de 20 anos em desenvolvimento e representa um grande progresso no design de motores de combustão.