Encerrada a primeira fase da Copa do Mundo, começa agora a etapa que realmente possui a essência do torneio. Até aqui tivemos grandes surpresas, confirmações e dúvidas, e a partir desses três aspectos separei o que, para mim, parecem ser os maiores destaques para o mata-mata.
Surpresas
Suécia me surpreendeu não somente no aspecto tático, mas também no técnico. Desde a disputa das Eliminatórias, e até mesmo quando eliminou a Itália na repescagem, dava provas de que há vida sem Ibrahimovic. O meia Forsberg mostrou-se como maior destaque desta equipe, que tem chances reais de chegar à semifinal, justamente pelo caminho da chave.
Além da Suécia, a Croácia me surpreendeu positivamente. No papel, o time é realmente muito bom, e foi tão consistente nas três primeiras rodadas que até é possível apostar que pode ir longe na competição. Alinha-se a isso as boas atuações de Modric.
Confirmações
Entre as confirmações de favoritismo ao título, são poucos os que se destacam. A Bélgica é o que apresentou o melhor desempenho, especialmente graças aos talentos de De Bruyne e Lukaku.
Seguido da Bélgica, o Brasil. A equipe de Tite estreou nervosa, passou mais sufoco no segundo jogo, mas encerrou a fase de grupo com absoluta autoridade — sofreu apenas um gol em três jogos, e pouco se viu Alisson sendo exigido.
Além disso, o fato de ter um padrão de jogo definido e um banco de reservas que realmente funciona nos jogos, coloca o Brasil em vantagem em relação à maioria dos países.
A França segue uma linha semelhante à do Brasil, assim como o Uruguai; mas a diferença da equipe de Suárez e Cavani é que esta conseguiu três vitórias. Jogou mal os dois primeiros jogos, mas fez o mais importante: adquiriu resultados.
Dúvidas
Rússia, Espanha, Portugal, Dinamarca, Suíça, México, Inglaterra, Colômbia e Japão não convenceram nesta primeira fase. Por isso não se enquadram nos aspectos anteriores; mas tem um país que se sobressai perante os demais.
A Argentina é a maior incógnita da competição — era desde o início e não mudou nada. A equipe de Sampaoli conseguiu a classificação dependendo de outros resultados, teve um time diferente para cada jogo e hoje vive um drama por minuto.
Destes países, eu não arriscaria apostar em nenhum sobre quem chegaria à semifinal.