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Industria AutomobilisticaLifan

Chinês de luxo-chega o Lifan X80

por Claudio Carsughi 21/06/2018
por Claudio Carsughi 21/06/2018
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matéria: Vagner Aquino
Fotos: Vagner Aquino e divulgação

 

Por R$ 129.777, Lifan X80 chega ao Brasil para disputar com SUVs de alto escalão

 

Motor turbo acionado por meio de tecla no painel, teto solar, rodas diamantadas com 19 polegadas. Ar-condicionado? São dois! Acredite, estamos falando de um carro chinês, o X80. “Este SUV mostra do que a Lifan é capaz de ousar em conteúdo, acabamento e performance. Estamos em outro patamar”, salienta Johnny Fang, diretor presidente da Lifan.

 

E para evidenciar essa evolução, a marca está apostando todas as suas fichas no modelo, que acaba de chegar às 45 revendas nacionais para desafiar concorrentes de peso, como Toyota SW4, Hyundai Santa Fé e até Jeep Compass. Um de seus principais apelos é a oferta de sete assentos. Para se ter ideia, o grandalhão mede 4,82 metros de comprimento – quase 20 centímetros maior que o Peugeot 5008.

 

Montado sob regime CKD na planta da Lifan em San Jose, no Uruguai, o X80 é oferecido no mercado chinês desde dezembro, e o Brasil é o primeiro país a comercializá-lo fora de sua terra natal. A meta da marca é vender 120 unidades por mês – número que representa cerca de 50% das vendas de toda a gama oferecida no Brasil.

 

Essa meta, ousada, diga-se, se baseia nos atributos do modelo, como o motor 2.0 turbo de 184 cv. Em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades (trocas sequenciais apenas por meio da alavanca), o propulsor, com injeção direta de gasolina, não deixa a desejar. Na prática, como manda a proposta familiar do veículo, nada de arrancadas ou ultrapassagens vigorosas, mas anda bem. Tem gás. O torque máximo é de 28,6 kgfm disponível a breves 1.600 rpm.

 

CUSTO-BENEFÍCIO

O X80 também faz bonito quando o papo pende para o conforto e para a economia. Durante o test-drive – entre São Paulo e Campos do Jordão – fez média de 10 km/l. Nada mal para um veículo com 1.885 quilos. Cabe salientar que motores turbo são mais eficientes que os V6, usados, por exemplo, em adversários como Chevrolet Trailblazer.

 

O novato poderia ter isolamento acústico melhorado – os ruídos do vento batendo nas janelas e do motor chegam a incomodar os ocupantes -, mas nada tão alarmante quanto alguns chineses conhecidos no mercado.

 

Ainda assim, pode ter melhoria vindo aí. De acordo com o diretor comercial da Lifan, Jair de Oliveira Leite, “este ano é de Salão do Automóvel em São Paulo e, dependendo dos rumos do Rota 2030 (programa do Governo Federal), podem surgir outras soluções e possibilidades para a Lifan, como a importação do X80 diretamente da China, por exemplo, o que facilitaria até mesmo na melhora do produto”, diz. Segundo ele, é necessário esperar as eleições (para presidente, em outubro) para definir a agenda de lançamentos da marca no país. “Há possibilidade de trazermos (para o Brasil) o M7, o X70, entre outros modelos. Mas precisamos aguardar”.

 

Apesar de abusar um pouco do plástico na cabine e não oferecer soluções como sensor de ponto cego e vidros one touch (algo visto até em modelos mais baratos), a novidade da Lifan agrada com equipamentos como coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, bancos dianteiros com comando elétrico, piso plano nas três fileiras de assentos e quadro de instrumentos 100% digital. Aliás, este último tem aparência configurável em três diferentes modos.

 

A central multimídia (tela tem 8 polegadas) é compatível com Apple Car Play e Android Auto, tem câmera de ré e tem conexão bluetooth, MP3 e USB. Fica devendo, aqui, o navegador GPS. Air bags, são seis. Há sensor de estacionamento na frente e atrás. Tem ainda: freio de estacionamento elétrico, computador de bordo, luzes diurnas em LED e direção eletroassistida.

 

E a sopa de letrinhas que se encarrega da segurança, claro, não poderia estar de fora da lista deste oriental. Os freios (antitravamento com distribuição eletrônica de força) têm BAS (auxiliar de emergência). Há também ESP e TCS, respectivamente, controle de estabilidade e de tração, além de assistente de partida e de descida em rampa, e RSC (Roll Stability Control), cuja missão é evitar o excesso de rolagem da carroceria quando em curvas. Ponto para o item que, de fato, deixou a viagem mais confortável até mesmo em trechos de serra. O conjunto de suspensões também filtra bem as irregularidades do solo, porém, o freio, é meio borrachudo – poderia ser mais preciso.

 

Para atrair o público entre 45 e 55 anos da classe A, a Lifan anuncia preço sugerido de R$ 129.777 para o Lifan X80, que tem três anos de garantia total. O primeiro chinês vendido no Brasil a superar a barreira dos R$ 100 mil é disponível nas cores branca, vermelha e preta.

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, transversal, DOHC, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo charged com injeção direta de gasolina

Cilindrada: 1.984 cm³

Potência: 184 cv a 5.600 rpm

Torque: 28,6 kgfm entre 1.600 rpm e 3.600 rpm

Transmissão: Automática de seis velocidades DSI AT

Direção: Eletroassistida

Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e Multi-link na traseira

Pneus: 245/55 R19

Dimensões: Comprimento 4,82 metros; Largura 1,93 m; Altura 1,76 m; Entre-eixos 2,79 m

Tanque de combustível: 72 litros

Peso: 1.885 kg

Velocidade máxima: Superior a 200 km/h

 

Hyundai Santa FéJeep CompassLifan X80Peugeot 5008rota 2030Toyota SW4Trailblazer
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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