Um pênalti não marcado a favor da Suécia e um gol, de falta, nos instantes finais da partida, pouparam a Alemanha do maior vexame de sua história: ser eliminada na primeira fase de uma Copa do Mundo.
Alemanha x Suécia foi um jogo muito interessante de se assistir, mas do ponto de vista técnico as duas equipes ficaram devendo. Ambas têm potencial para oferecer muito mais do que nos foi apresentado, mas isso é decorrência do ‘fator Copa’ — jogos mais difíceis e nervosos, elementos os quais interferem no rendimento de qualquer time neste torneio.
Mas fato é que a Alemanha conseguiu se reerguer a tempo. Um gol no início da etapa complementar mudou o panorama da partida. O que realmente beirou o inacreditável foi Kross, em uma falta na lateral da área, quase sem ângulo, restando segundos para o final do jogo, cobrar diretamente para o gol e definir o placar.
Agora, todos os caminhos para o mata-mata começam a ser esboçados. Brasil e Alemanha podem se encontrar nas oitavas; mas, antes, cada um precisa fazer a sua parte e garantir a classificação.
Belgas e mexicanos avançam
Bélgica e México garantiram vaga nas oitavas. Até aqui, somente essas duas seleções, ao lado da Rússia, convenceram nas primeiras rodadas.
Após vencer com tranquilidade Panamá, por 3 a 0, agora foi a vez de atropelar a Turquia, por 5 a 2. Diante dos mais fracos, os belgas fizeram o que era de se esperar. A excelente geração, por enquanto, vai dando provas de que pode ir muito longe no torneio, especialmente pelo fato de Lukaku viver uma fase extraordinária — marcou sete gols nos últimos quatro jogos.
Já o México de Juan Carlos Osorio, bateu a Coreia do Sul por 2 a 1, e novamente chega às oitavas de final de uma Copa, pela sétima vez consecutiva. Em nenhuma das outras seis oportunidades conseguiu avançar às quartas. Parece que esse ano a história pode ser diferente.