Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaLand Rover

Land Rover Discovery, um largo passo à frente

por Claudio Carsughi 15/05/2018
por Claudio Carsughi 15/05/2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Quem lembra dos antigos Land Rover, vai ficar extremamente surpreso. Esta Land Rover Discovery representa uma tremenda evolução, pois o espaço a bordo, a versatilidade e a fácil adaptação a qualquer piso são as qualidades já tradicionais. Ma a isso tudo este SUV inglês soma agora uma inédita vocação para o luxo que o transforma num outro carro.
Deixadas de lado as formas quadradas, este Land Rover Discovery é mais longo e mais largo, continuando a ser bem alto do chão. Mas agora tornou-se mais leve, mais aerodinâmico e bem mais luxuoso, com um aspecto imponente que chama a atenção de todos.
As quatro portas se abrem para um interior bem grande e, para o motorista, a sensação de “dominar” o caminho é imediata, facilitada também pela ampla gama de regulagens elétricas de bancos e volante disponível. A visibilidade é excelente para a frente mas também boa para trás e de 3/4, isto em função dos encostos de cabeça reclináveis, e o assento do motorista, amplo e bem desenhado, dispõe de ventilação, aquecimento e massagem.

Interessante destacar que, ao contrário de muitos concorrentes, o banco traseiro oferece bom espaço para três pessoas. Ele pode ser movimentado para frente e para trás num total de 15 centímetros, de forma a oferecer mais espaços aos dois passageiros da terceira fileira de bancos ou aumentar o volume do porta-malas (de 436 a 581 litros) ou ainda, reclinando o terceiro banco (operação efetuada com comando elétrico), incrementar ainda mais o espaço disponível para cinco ocupantes.
A insonorização do habitáculo é exemplar (apenas 53,1 dB(A) a 50 km/h) e a capacidade de absorver as irregularidades do piso (fator extremamente importante, por exemplo, em São Paulo) bem elevada. A isso se soma o ar condicionado com três zonas e a possibilidade de aquecer todos os assentos (útil em determinados períodos do ano, sobretudo no sul do Brasil) para criar um ambiente muito agradável e propício para longas viagens.

Rodando destaca-se logo o bom motor 3.0 turbodiesel de 249 cv a 3.750 rpm e o enorme torque de nada menos que 61,2 mkgf a apenas 1.750 rpm. Isto torna bem “gostoso” dirigir o Discovery, que fornece logo uma sensação de grande potência disponível e casa perfeitamente com a transmissão automática ZF de 8 marchas e a tração integral.
Ao contrário de outros SUV, o Discovery não tem medo do fora-de-estrada que é encarado de forma objetiva com o “Terrain Response”, desde a utilização da função “Auto” que se adapta ao terreno em que está rodando até as 4 configurações especiais (grama, cascalho e neve – lama e sulcos – areia – rochas), além, naturalmente, da regulagem básica para utilização normal em ruas e rodovias.
Merece ainda um destaque a modificação, nesta sua quinta série, do monocoque da Discovery, agora em liga leve, com alumínio e alguns reforços em aço. E ainda com uma parte, encarregada de sustentar a estrutura frontal e o painel, feita em magnésio, enquanto a porta traseira é de material plástico. Isso tudo, aliás, resultou não só num incremento da resistência torcional mas numa redução de 77 kg do peso total do veículo.

Discoveryland rover
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Enfim, a lista final de Tite
Próximo
Guardiola sempre contribui para as seleções

Você também pode gostar...

Mercado de veículos fecha 1º semestre em alta, mas juros freiam ritmo de crescimento

Fiat Titano 2026 muda e agora entrega o que faltava

Avaliação: série Renegade Willys 10 anos

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Mercado de veículos fecha 1º semestre em alta, mas juros freiam ritmo de crescimento

Fiat Titano 2026 muda e agora entrega o que faltava

Avaliação: série Renegade Willys 10 anos