O mundial de Fórmula 1 chega – finalmente – à Europa e o faz com duas novidades para este GP da España em programa domingo no circuito de Barcelona. A pista de Montmeló teve seu asfalto refeito, o que deverá proporcionar maior aderência e desgaste reduzido, ao mesmo tempo em que a Pirelli fornecerá pneus mais macios.
Os pneus serão médios, macios e supermacios e caberá aos engenheiros escolher os que melhor se adaptarão aos próprios carros pois as curvas longas e de elevada velocidade, como, notadamente a curva 3 e a curva 9, continuarão exigindo muito dos pneus. Embora as equipes tenham usado a nova pista nos treinos de pré-temporada, hoje as condições climáticas são outras, com temperaturas bem mais elevadas. E isto vai requerer um re-exame dos dados que as equipes armazenaram.
A experiencial em Montmeló mostra que o pneu dianteiro esquerdo é a mais exigido, valendo ainda lembrar que na corrida do ano passado muitas equipes escolheram a tática de 2 pit-stop.
Quanto aos carros, a impressão que se tem é de um relativo equilíbrio entre Ferrari e Mercedes, o que deixa prever uma acirrada luta entre Hamilton e Vettel, com a possibilidade – se o box da Ferrari deixar – de uma intromissão de Raikkonen nessa luta. Pois o piloto finlandês tem sido, este ano, frequentemente mais veloz que seu companheiro Vettel, coisa aliás reconhecida pelo próprio piloto alemão..