Chegamos ao mais badalado GP da temporada, o GP de Monaco, em programa domingo mas com treinos que começam nesta quinta-feira, já que sexta tradicionalmente os Formula 1 ficam nos boxes enquanto o circuito citadino é utilizado por outras categorias. Sábado, como de hábito são disputados um treino livre pela manhã e o válido para a formação do grid de largada à tarde. E domingo tem o GP, cujo momento de maior atenção é sempre a largada, pois não raro ali se decide o desfecho da corrida.
Extremamente importante conquistar a pole, e também muito importante defende-la na largada, pois, conseguindo isso, o líder da prova terá mais de meio caminho andado rumo à vitória. Bastando, para tal, não cometer erros, num circuito de rua em que, para ser veloz é necessário andar sempre bem perto do guard-rail, o que mostra que tal tarefa não é nada fácil.
Este ano teremos a estréia de um novo pneu da Pirelli, o hipermacio, indicada por uma faixa lateral cor de rosa, que demonstrou ser cerca de 1 segundo mais rápido do que o ultramacio. E, completando o trio de pneus que serão postos à disposição dos concorrentes, teremos o supermacio. Isto em função do circuito citadino de Monaco necessitar de um elevado nível de aderência e de pressão aerodinâmica e, ao mesmo tempo, desgastar menos os pneus, levando então a Pirelli a disponibilizar os três compostos mais macios que existem. E, paralelamente, foi estabelecida a pressão mínima para a largada, fixada em apenas 17,5 psi, tanto na dianteira como na traseira.
Normalmente em Monaco se faz um único pit-stop e não acredito, mesmo usando o novo pneu hipermacio, que alguma equipe tente a tática de dois pit-stops, pois ultrapassar neste circuito é extremamente difícil e bem arriscado.
A luta para conquistar a pole deverá ser, como de costume, muito interessante e não se pode indicar qualquer favoritismo desta ou daquele equipe, bem entendido ficando os possíveis candidatos apenas entre Mercedes, Ferrari e Red Bull, qualquer outro eventual desfecho devendo ser considerado uma clamorosa surpresa.