Daniel Alves está fora da Copa do Mundo. Uma perda lastimável, do ponto de vista pessoal, pois este Mundial seria a última oportunidade de acrescentar à sua gigantesca galeria de troféus o único que restava. Aos 35 anos e em boa forma física, o lateral-direito não terá as mesmas condições de hoje em 2022.
Mais lamentável ainda é pensar que Daniel Alves se machucou em duelo frente a uma equipe da terceira divisão francesa. É bem verdade que tratava-se da centésima decisão da Copa da França, mas ainda assim era um confronto do qual já se tinha claro qual seria o resultado final.
Vendo por outro aspecto, a Seleção de Tite perde em experiência. Daniel Alves participou das Copas de 2010 e 2014. Ele e Thiago Silva seriam os únicos do elenco de Tite com mais de uma participação em Mundiais. Além disso, Daniel Alves é um dos melhores laterais do planeta. Ou seja, a baixa é sentida de qualquer modo.
Fica a dúvida sobre quem será o substituto, e isso só saberemos na próxima segunda-feira, quando Tite anunciará a lista de convocados.