O GP de Bahrain mostrou, em todo o fim de semana, uma inesperada superioridade da Ferrari que dominou os treinos, conquistou a primeira fila no grid de largada com Vettel e Raikkonen e venceu merecidamente.
Na largada, Bottas, que ocupava o 3º lugar e portanto saia atrás de Vettel no lado limpo da pista, conseguiu pular à frente de Raikkonen e se colocar como o mais direto adversário do atual líder do mundial. Enquanto Hamilton, largando em 9º, tentava uma corrida de recuperação que, porém só acabou levando-o a conquistar o terceiro lugar final
A luta indireta entre Vettel e Bottas se desenvolveu na pista, onde Vettel manteve sem muitos problemas sua liderança e no box, com a Mercedes apostando em apenas um pit-stop enquanto a Ferrari tinha previsto fazer dois. Mas, percebendo que fazer dois pit-stop significaria entregar de mão beijada a vitória a Bottas, a Ferrari mudou de tática e pediu a Vettel de ir até o fim com os pneus macios. Isto pôs à prova toda a habilidade de Vettel, que fez as 10 voltas finais praticamente sem pneus e tendo que segurar a forte saída de traseira da Ferrari além de tentar manter um pouco de vantagem sobre Bottas que tinha pneus médios, menos gastos. Uma vantagem que foi diminuindo volta após volta mas que Vettel conseguiu, dando uma verdadeira aula de pilotagem, manter até a bandeirada final.
Outro destaque da corrida foi o novato Gasly que levou sua Toro Rosso (equipada, é bom lembrar, com motor Honda, inferior a Meercedes e Ferrari) a um sensacional quarto lugar, entusiasticamente comemorado por toda a equipe.
Quem, no fundo, saiu decepcionado de Bahrain foi Hamilton, superado nos treinos por seu companheiro de equipe e jamais mostrando condições de lutar pela vitória. A volta por cima do líder da Mercedes, enfim, ainda não aconteceu…terá ficado para domingo que vem na China ?
Vettel e Ferrari, de novo !
Anterior