Não existe uma receita simples para parar o Corinthians, o único que possui 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro. A melhor fórmula, de fato, é ter uma boa proposta e uma estratégia eficaz. Amanhã, o Atlético-MG recebe o clube paulista, pela 3ª rodada do torneio, e qual seria a melhor tática para anular o atual campeão nacional?
Certamente, pelo estilo de jogo e pelo fato de estar jogando em casa, o Atlético-MG deve propor as ações. A estratégia é excelente, mas, ao mesmo tempo, é perigosa. O Corinthians de Carille é fulminante em contragolpes. Assim, o time mineiro não pode cometer deslizes.
Se defender e atuar nos contra-ataques pode ser uma boa opção. O Corinthians não possui um homem de referência no ataque, e o artilheiro do time, com base nos últimos jogos, é Rodriguinho. Isso tem explicação.
O Corinthians tem dois pontas velozes e um meio-de-campo inteligente, que trabalha com passes rápidos. Sem uma referência no ataque é preciso agredir com velocidade. Assim, Carille trabalha a criação com infiltrações na defesa adversária. Tanto pelos lados quanto pelo meio. E é a partir dessa lógica que Rodriguinho surpreende.
Para deixar o Corinthians propor as ações do jogo também é extremamente perigoso e, para isso, é preciso ter a defesa muito bem fechada.